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A Origem da Psicanálise- Módulo I

RESUMO DE APRENDIZAGEM

MÓDULO I (PSICANÁLISE)

Quando surgiu? A Psicanálise surgiu em Viena, por volta do século XIX para o  o século XIX (por volta dos anos de 1886)

Quem criou? Sigmund Freud, (mais conhecido como Pai da Psicanálise). Ele abriu seu consultório em 1886 para atender pacientes com distúrbios nervosos.

Como surgiu? A partir da escuta de Freud, que descobriu uma forma de acolher e tratar o sofrimento psíquico.

Qual o objetivo de Freud e quais os problemas que a Psicanálise soluciona? Seu objetivo era entender como funcionava a mente dos homens, em especial daqueles que tinham sofrimento mental. Ele entendia que as pessoas que não expressavam seus sentimentos tinham a mente doente, e que, ao aplicar técnicas da psicanálise, como a “livre associação” (técnica da cura pela fala) e a “interpretação dos sonhos”, os pacientes eram estimulados a externar seus pensamentos e memórias que causavam as neuroses.

E quem era Freud? Freud era um médico neurologista, natural da cidade de Freuberg, localizada na Morávia (Áustria). Mudou-se para Viena aos 4 anos de idade, se formou por lá e viveu até sua morte(1856-1939).

Freud e suas obras: Essa busca por entender o funcionamento da vida psíquica levou Freud a escrever uma série de textos, livros e artigos, frutos da investigação meticulosa e cuidadosa de casos reais, muitos deles de seus próprios pacientes. Entre as obras de Freud, se destacam: A Interpretação dos Sonhos, A Psicopatologia da Vida Cotidiana, O mal-estar na civilização, Reflexões para o tempo de guerra e morte, entre muitas outras.

Descobertas de Freud

- Ao perceber nas sessões de análises que alguns de seus pacientes ficavam estranhamente embaraçados e retraídos com certos pensamentos ou conteúdos lembrados, Freud notou que havia uma força maior que tentava impedir tais fatos e pensamentos de vir a tona.

- E foi aí que ele descobriu a existência de dois elementos, a resistência (força psíquica que impede a revelação, a tomada de consciência de um pensamento) e a repressão (força que atua no sentido de fazer desaparecer a consciência de uma memória, a lembrança de algo insuportável e doloroso e que pode ser a origem do sintoma do paciente.)

- A partir dessas considerações, Freud descobriu a existência do inconsciente, pré- consciente e consciente (três instâncias psíquicas que formam o aparelho psíquico).

1. . Consciente:

• É aquela que inclui tudo que os seres humanos têm contato pela racionalidade.

• Nesse local residem os conteúdos conscientes, as ideias e os pensamentos mais presentes.

• Realizar o contato com um mundo exterior

2. Pré-consciente (Subconsciente):

• É um sistema bastante distinto do inconsciente.

• Está mais próximo da consciência.

• No sistema pré-consciente (subconsciente) estão os conteúdos psíquicos que não estão presentes na consciência, mas podem ser acessados por ela. No pré-consciente estão localizados os fatos que podem ser relembrados com certa facilidade.

3. Inconsciente:

• Nele estão os conteúdos da memória, as lembranças boas e ruins, isto é, fatos ou lembranças de episódios não conscientes.

• Freud Definiu o inconsciente como o sistema em que estão agrupados os conteúdos não presentes na consciência.

• É lá que residem os conteúdos reprimidos que são impedidos de chegar à consciência. Isso acontece devido à ação da censura de mecanismos de defesa internos.

• Freud salienta que o inconsciente é uma parte do sistema psíquico que é dirigida por leis próprias de funcionamento, não estando limitada à concepção de tempo. No inconsciente, não há noção de passado e presente.

Além dessas descobertas, Freud também concebeu uma segunda teoria ao afirmar que o aparelho psíquico é composto de três componentes especiais. Foi aí que ele introduziu os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO.

1- ID: Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. É o componente mais inconsciente e inconsequente também. Digamos que é a parte mais irracional, que age por impulso, sem pensar nas consequências.

2- EGO: o Ego surge a partir das interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o id) com o ambiente em que vive. É também designado por “princípio da realidade”. É o mecanismo responsável pelo equilíbrio da psique. Ele procura regular os impulsos do id, ao mesmo tempo que tenta satisfazê-los de modo menos imediatista e mais realista. Graças ao Ego, a pessoa consegue manter a sanidade da sua personalidade. O Ego começa a se desenvolver já nos primeiros anos de vida do indivíduo.

3- SUPEREGO: O superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo. O Superego atua como um “conselheiro” para o Ego. Isto porque o alerta sobre o que é ou não moralmente aceito, segundo os princípios absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida. De acordo com Freud, o Superego começa a se desenvolver a partir do quinto ano de vida. É quando o contato com a sociedade começa a se intensificar (através da escola, por exemplo).

É importante que esses três componentes (id, ego e superego) básicos estejam de acordo, pois eles se encontram permanentemente empenhados em uma batalha constante.

• O id busca uma satisfação irracional, o ego procura ajustar as exigências e impulsos do id, mantendo o controle de tudo e o superego tenta reprimir ou apoiar o impulso que for mal e socialmente reprovável.

Quando há conflito entre eles, as consequências começam a surgir, as quais podemos citar o aparecimento das neuroses, desconfortos psicológicos e as doenças psicossomáticas (problemas físicos causadas pelo sofrimento emocional).

Por fim, no meio dessas descobertas, temos também a SUBLIMAÇÃO: Um mecanismo de defesa muito importante e considerado como o mais saudável.

• Sua função é pegar os desejos ou atos irresponsáveis do id e transformar em algo bom e aceitável , que não seja prejudicial à ninguém.

• Enfim, esse instinto permite que conteúdos como sentimentos e desejos que não podem ser expressos de forma direta pela pessoa, por serem violentos ou repulsivos, sejam manifesto na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas e religiosas.

E para finalizar esse breve resumo, que de breve não tem nada...

Podemos concluir nesse primeiro módulo de aprendizagem, que a Psicanálise se tornou um elemento muito importante para a nossa sociedade.

E isso nos faz enxergar que hoje em dia é impossível imaginar o mundo sem esses conceitos freudianos, pois a Psicanálise trouxe e continua trazendo muitos benefícios para a nossa sociedade.

Ela se transformou em uma psicologia geral, invadiu todo o terreno da história humana: a arte, a religião, a filosofia, a antropologia, etc.

Não há possibilidade de ler e compreender o ser humano e suas manifestações, tanto culturais como religiosas, sem levar em consideração os enunciados freudianos sobre o inconsciente. Como você viu é do inconsciente que emanam os desejos e os impulsos que dirigem as escolhas e os sentimentos do ser humano. É nele que o sujeito se encontra e se revela plenamente.