A Origem da Psicanálise- Módulo I
Citação de Daiih em julho 9, 2024, 3:05 pmRESUMO DE APRENDIZAGEM
MÓDULO I (PSICANÁLISE)
• Quando surgiu? A Psicanálise surgiu em Viena, por volta do século XIX para o o século XIX (por volta dos anos de 1886)
• Quem criou? Sigmund Freud, (mais conhecido como Pai da Psicanálise). Ele abriu seu consultório em 1886 para atender pacientes com distúrbios nervosos.
• Como surgiu? A partir da escuta de Freud, que descobriu uma forma de acolher e tratar o sofrimento psíquico.
• Qual o objetivo de Freud e quais os problemas que a Psicanálise soluciona? Seu objetivo era entender como funcionava a mente dos homens, em especial daqueles que tinham sofrimento mental. Ele entendia que as pessoas que não expressavam seus sentimentos tinham a mente doente, e que, ao aplicar técnicas da psicanálise, como a “livre associação” (técnica da cura pela fala) e a “interpretação dos sonhos”, os pacientes eram estimulados a externar seus pensamentos e memórias que causavam as neuroses.
• E quem era Freud? Freud era um médico neurologista, natural da cidade de Freuberg, localizada na Morávia (Áustria). Mudou-se para Viena aos 4 anos de idade, se formou por lá e viveu até sua morte(1856-1939).
• Freud e suas obras: Essa busca por entender o funcionamento da vida psíquica levou Freud a escrever uma série de textos, livros e artigos, frutos da investigação meticulosa e cuidadosa de casos reais, muitos deles de seus próprios pacientes. Entre as obras de Freud, se destacam: A Interpretação dos Sonhos, A Psicopatologia da Vida Cotidiana, O mal-estar na civilização, Reflexões para o tempo de guerra e morte, entre muitas outras.
Descobertas de Freud
- Ao perceber nas sessões de análises que alguns de seus pacientes ficavam estranhamente embaraçados e retraídos com certos pensamentos ou conteúdos lembrados, Freud notou que havia uma força maior que tentava impedir tais fatos e pensamentos de vir a tona.
- E foi aí que ele descobriu a existência de dois elementos, a resistência (força psíquica que impede a revelação, a tomada de consciência de um pensamento) e a repressão (força que atua no sentido de fazer desaparecer a consciência de uma memória, a lembrança de algo insuportável e doloroso e que pode ser a origem do sintoma do paciente.)
- A partir dessas considerações, Freud descobriu a existência do inconsciente, pré- consciente e consciente (três instâncias psíquicas que formam o aparelho psíquico).
1. . Consciente:
• É aquela que inclui tudo que os seres humanos têm contato pela racionalidade.
• Nesse local residem os conteúdos conscientes, as ideias e os pensamentos mais presentes.
• Realizar o contato com um mundo exterior
2. Pré-consciente (Subconsciente):
• É um sistema bastante distinto do inconsciente.
• Está mais próximo da consciência.
• No sistema pré-consciente (subconsciente) estão os conteúdos psíquicos que não estão presentes na consciência, mas podem ser acessados por ela. No pré-consciente estão localizados os fatos que podem ser relembrados com certa facilidade.
3. Inconsciente:
• Nele estão os conteúdos da memória, as lembranças boas e ruins, isto é, fatos ou lembranças de episódios não conscientes.
• Freud Definiu o inconsciente como o sistema em que estão agrupados os conteúdos não presentes na consciência.
• É lá que residem os conteúdos reprimidos que são impedidos de chegar à consciência. Isso acontece devido à ação da censura de mecanismos de defesa internos.
• Freud salienta que o inconsciente é uma parte do sistema psíquico que é dirigida por leis próprias de funcionamento, não estando limitada à concepção de tempo. No inconsciente, não há noção de passado e presente.
Além dessas descobertas, Freud também concebeu uma segunda teoria ao afirmar que o aparelho psíquico é composto de três componentes especiais. Foi aí que ele introduziu os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO.
1- ID: Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. É o componente mais inconsciente e inconsequente também. Digamos que é a parte mais irracional, que age por impulso, sem pensar nas consequências.
2- EGO: o Ego surge a partir das interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o id) com o ambiente em que vive. É também designado por “princípio da realidade”. É o mecanismo responsável pelo equilíbrio da psique. Ele procura regular os impulsos do id, ao mesmo tempo que tenta satisfazê-los de modo menos imediatista e mais realista. Graças ao Ego, a pessoa consegue manter a sanidade da sua personalidade. O Ego começa a se desenvolver já nos primeiros anos de vida do indivíduo.
3- SUPEREGO: O superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo. O Superego atua como um “conselheiro” para o Ego. Isto porque o alerta sobre o que é ou não moralmente aceito, segundo os princípios absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida. De acordo com Freud, o Superego começa a se desenvolver a partir do quinto ano de vida. É quando o contato com a sociedade começa a se intensificar (através da escola, por exemplo).
É importante que esses três componentes (id, ego e superego) básicos estejam de acordo, pois eles se encontram permanentemente empenhados em uma batalha constante.
• O id busca uma satisfação irracional, o ego procura ajustar as exigências e impulsos do id, mantendo o controle de tudo e o superego tenta reprimir ou apoiar o impulso que for mal e socialmente reprovável.
Quando há conflito entre eles, as consequências começam a surgir, as quais podemos citar o aparecimento das neuroses, desconfortos psicológicos e as doenças psicossomáticas (problemas físicos causadas pelo sofrimento emocional).
Por fim, no meio dessas descobertas, temos também a SUBLIMAÇÃO: Um mecanismo de defesa muito importante e considerado como o mais saudável.
• Sua função é pegar os desejos ou atos irresponsáveis do id e transformar em algo bom e aceitável , que não seja prejudicial à ninguém.
• Enfim, esse instinto permite que conteúdos como sentimentos e desejos que não podem ser expressos de forma direta pela pessoa, por serem violentos ou repulsivos, sejam manifesto na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas e religiosas.
E para finalizar esse breve resumo, que de breve não tem nada...
Podemos concluir nesse primeiro módulo de aprendizagem, que a Psicanálise se tornou um elemento muito importante para a nossa sociedade.
E isso nos faz enxergar que hoje em dia é impossível imaginar o mundo sem esses conceitos freudianos, pois a Psicanálise trouxe e continua trazendo muitos benefícios para a nossa sociedade.
Ela se transformou em uma psicologia geral, invadiu todo o terreno da história humana: a arte, a religião, a filosofia, a antropologia, etc.
Não há possibilidade de ler e compreender o ser humano e suas manifestações, tanto culturais como religiosas, sem levar em consideração os enunciados freudianos sobre o inconsciente. Como você viu é do inconsciente que emanam os desejos e os impulsos que dirigem as escolhas e os sentimentos do ser humano. É nele que o sujeito se encontra e se revela plenamente.
RESUMO DE APRENDIZAGEM
MÓDULO I (PSICANÁLISE)
• Quando surgiu? A Psicanálise surgiu em Viena, por volta do século XIX para o o século XIX (por volta dos anos de 1886)
• Quem criou? Sigmund Freud, (mais conhecido como Pai da Psicanálise). Ele abriu seu consultório em 1886 para atender pacientes com distúrbios nervosos.
• Como surgiu? A partir da escuta de Freud, que descobriu uma forma de acolher e tratar o sofrimento psíquico.
• Qual o objetivo de Freud e quais os problemas que a Psicanálise soluciona? Seu objetivo era entender como funcionava a mente dos homens, em especial daqueles que tinham sofrimento mental. Ele entendia que as pessoas que não expressavam seus sentimentos tinham a mente doente, e que, ao aplicar técnicas da psicanálise, como a “livre associação” (técnica da cura pela fala) e a “interpretação dos sonhos”, os pacientes eram estimulados a externar seus pensamentos e memórias que causavam as neuroses.
• E quem era Freud? Freud era um médico neurologista, natural da cidade de Freuberg, localizada na Morávia (Áustria). Mudou-se para Viena aos 4 anos de idade, se formou por lá e viveu até sua morte(1856-1939).
• Freud e suas obras: Essa busca por entender o funcionamento da vida psíquica levou Freud a escrever uma série de textos, livros e artigos, frutos da investigação meticulosa e cuidadosa de casos reais, muitos deles de seus próprios pacientes. Entre as obras de Freud, se destacam: A Interpretação dos Sonhos, A Psicopatologia da Vida Cotidiana, O mal-estar na civilização, Reflexões para o tempo de guerra e morte, entre muitas outras.
Descobertas de Freud
- Ao perceber nas sessões de análises que alguns de seus pacientes ficavam estranhamente embaraçados e retraídos com certos pensamentos ou conteúdos lembrados, Freud notou que havia uma força maior que tentava impedir tais fatos e pensamentos de vir a tona.
- E foi aí que ele descobriu a existência de dois elementos, a resistência (força psíquica que impede a revelação, a tomada de consciência de um pensamento) e a repressão (força que atua no sentido de fazer desaparecer a consciência de uma memória, a lembrança de algo insuportável e doloroso e que pode ser a origem do sintoma do paciente.)
- A partir dessas considerações, Freud descobriu a existência do inconsciente, pré- consciente e consciente (três instâncias psíquicas que formam o aparelho psíquico).
1. . Consciente:
• É aquela que inclui tudo que os seres humanos têm contato pela racionalidade.
• Nesse local residem os conteúdos conscientes, as ideias e os pensamentos mais presentes.
• Realizar o contato com um mundo exterior
2. Pré-consciente (Subconsciente):
• É um sistema bastante distinto do inconsciente.
• Está mais próximo da consciência.
• No sistema pré-consciente (subconsciente) estão os conteúdos psíquicos que não estão presentes na consciência, mas podem ser acessados por ela. No pré-consciente estão localizados os fatos que podem ser relembrados com certa facilidade.
3. Inconsciente:
• Nele estão os conteúdos da memória, as lembranças boas e ruins, isto é, fatos ou lembranças de episódios não conscientes.
• Freud Definiu o inconsciente como o sistema em que estão agrupados os conteúdos não presentes na consciência.
• É lá que residem os conteúdos reprimidos que são impedidos de chegar à consciência. Isso acontece devido à ação da censura de mecanismos de defesa internos.
• Freud salienta que o inconsciente é uma parte do sistema psíquico que é dirigida por leis próprias de funcionamento, não estando limitada à concepção de tempo. No inconsciente, não há noção de passado e presente.
Além dessas descobertas, Freud também concebeu uma segunda teoria ao afirmar que o aparelho psíquico é composto de três componentes especiais. Foi aí que ele introduziu os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO.
1- ID: Consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. É o componente mais inconsciente e inconsequente também. Digamos que é a parte mais irracional, que age por impulso, sem pensar nas consequências.
2- EGO: o Ego surge a partir das interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o id) com o ambiente em que vive. É também designado por “princípio da realidade”. É o mecanismo responsável pelo equilíbrio da psique. Ele procura regular os impulsos do id, ao mesmo tempo que tenta satisfazê-los de modo menos imediatista e mais realista. Graças ao Ego, a pessoa consegue manter a sanidade da sua personalidade. O Ego começa a se desenvolver já nos primeiros anos de vida do indivíduo.
3- SUPEREGO: O superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo. O Superego atua como um “conselheiro” para o Ego. Isto porque o alerta sobre o que é ou não moralmente aceito, segundo os princípios absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida. De acordo com Freud, o Superego começa a se desenvolver a partir do quinto ano de vida. É quando o contato com a sociedade começa a se intensificar (através da escola, por exemplo).
É importante que esses três componentes (id, ego e superego) básicos estejam de acordo, pois eles se encontram permanentemente empenhados em uma batalha constante.
• O id busca uma satisfação irracional, o ego procura ajustar as exigências e impulsos do id, mantendo o controle de tudo e o superego tenta reprimir ou apoiar o impulso que for mal e socialmente reprovável.
Quando há conflito entre eles, as consequências começam a surgir, as quais podemos citar o aparecimento das neuroses, desconfortos psicológicos e as doenças psicossomáticas (problemas físicos causadas pelo sofrimento emocional).
Por fim, no meio dessas descobertas, temos também a SUBLIMAÇÃO: Um mecanismo de defesa muito importante e considerado como o mais saudável.
• Sua função é pegar os desejos ou atos irresponsáveis do id e transformar em algo bom e aceitável , que não seja prejudicial à ninguém.
• Enfim, esse instinto permite que conteúdos como sentimentos e desejos que não podem ser expressos de forma direta pela pessoa, por serem violentos ou repulsivos, sejam manifesto na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas e religiosas.
E para finalizar esse breve resumo, que de breve não tem nada...
Podemos concluir nesse primeiro módulo de aprendizagem, que a Psicanálise se tornou um elemento muito importante para a nossa sociedade.
E isso nos faz enxergar que hoje em dia é impossível imaginar o mundo sem esses conceitos freudianos, pois a Psicanálise trouxe e continua trazendo muitos benefícios para a nossa sociedade.
Ela se transformou em uma psicologia geral, invadiu todo o terreno da história humana: a arte, a religião, a filosofia, a antropologia, etc.
Não há possibilidade de ler e compreender o ser humano e suas manifestações, tanto culturais como religiosas, sem levar em consideração os enunciados freudianos sobre o inconsciente. Como você viu é do inconsciente que emanam os desejos e os impulsos que dirigem as escolhas e os sentimentos do ser humano. É nele que o sujeito se encontra e se revela plenamente.