Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da psicoanálise

Com esse primeiro módulo, aprendi como surgiu a psicanálise, conhecendo um pouco mais sobre a vida do seu criador, Sigmund Freud, bem como seus próprios traumas. Também a importância da descoberta do inconsciente e como ele, com suas próprias leis, pode direcionar nossas vidas e limitar nossa capacidade de escolha, daí a necessidade de olhar para dentro e fazer introspecção. Eu me aprofundei na segunda teoria de Freud, na qual ele afirmou que o aparelho psíquico era composto de três elementos: Id, Ego e Superego e a importância de não haver muito conflito entre eles para que não surjam neuroses, doenças psicossomáticas e distúrbios. Também aprendi sobre o mecanismo de defesa humano, que Freud chamou de sublimação, e sua importância para a sociedade, pois por meio da criatividade podemos transformar todas as emoções, sentimentos e comportamentos negativos mal vistos socialmente e que todos carregamos dentro de nós.

 

A psicanálise, ao longo de sua história, não apenas buscou entender a mente humana, mas também teve um impacto profundo na cultura, na arte e nas ciências humanas, oferecendo uma lente para explorar a complexidade da experiência humana.

Acredito que diante de todos esses aspectos analisados, podemos dizer que o que antigamente passava despercebido é que o foco maior está no período desde o nascimento até adolescência que é a parte onde as pessoas mais passam por transformação, conhecimento e aprendizagem.

No geral sempre pensamos que a criança ou o adolescente está fazendo birra, ou coisas para chamar atenção mas no fim parece que o novo da medo, medo do certo e do errado. E com isso vemos muitos adultos com traumas baseados na infância que tiveram.