Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A PSICOLOGIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM A PASICANÁLISE

 

Estudamos, inicialmente, as principais matizes teóricas da Psicologia Social. Vimos que ela se divide em: psicológica, sociológica e crítica. A primeira visa os modos de ser dos indivíduos, com relação aos demais, mesmo que não seja concreto, com produção de conteúdos a partir da imaginação e como influências provenientes desta relação.  Estudamos que A Psicologia Social Sociológica analisa os acontecimentos decorrentes das participações dos indivíduos em diferentes grupos sociais na sociedade e seus impactos sobre esta. Por fim, a Psicologia Social Crítica observa os atravessamentos e comportamentos dos indivíduos através das vivências sociais.

Bastante elucidativo, foi o exemplo da ida ao um show para explicar o comportamento do indivíduo à luz das teorias acima.

Foi também bastante proveitoso o estudo das Representações Coletivas na visão de Durkheim, Moscovici e Levi Bruhl, bem como a visão psicanalítica de Freud e o inconsciente coletivo de Jung.

Por fim, estudamos a teoria das Representações Sociais como um capítulo da História da Psicologia Social.

O vídeo sobre a estrutura psíquica (topográfica) sobre a metáfora de Freud com o ice berg foi bastante esclarecedor. A parte visível, o consciente, que está acima da água representa a consciência, onde ficam os pensamentos e sentimentos, que estamos cientes no momento. A parte submersa, o pré-consciente é o local onde estão as informações e pensamentos que não estão atualmente na nossa consciência, porém, podem ser acessados facilmente.  Por fim, a parte mais importante para a Psicanálise, o inconsciente, que é o local onde as informações e pensamentos que estão fora da nossa consciência, mas que ainda influenciam nosso comportamento e emoções, como já estudamos anteriormente.

O vídeo também abordou a estrutura psíquica e sua divisão em ego, id e superego com exemplos.

Portanto, entendo que o material do módulo VIII foi excelente, porque abordou diversos assuntos; mesmo que sendo alguns pertencentes à Psicologia, também são essenciais à Psicanálise, pois vários comportamentos são frutos de pensamentos inconscientes, cujos os sintomas são melhores tratados na clínica psicanalítica.