Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Regressão Libidinal na Esquizofrenia e Seus Impactos na Relação do Paciente com a Realidade

No início do século XX, Sigmund Freud contribuiu significativamente para a compreensão dos transtornos mentais, incluindo a esquizofrenia. Em suas observações, Freud apontou que os pacientes esquizofrênicos frequentemente apresentam uma retração da libido dos objetos externos, o que resulta em uma série de manifestações psíquicas, como megalomania e afastamento da realidade. Esse fenômeno é conhecido como "regressão libidinal", onde a energia psíquica se desloca do mundo externo para o ego.

Com base nas teorias de Freud e na compreensão contemporânea da esquizofrenia, discuta como o conceito de regressão libidinal ajuda a explicar o comportamento dos pacientes esquizofrênicos, especialmente no que diz respeito à sua desconexão com a realidade e à dificuldade em estabelecer relações interpessoais.

 

m.afire@hotmail.com has reacted to this post.
m.afire@hotmail.com

Acredito sinceramente que muitos fatores podem levar a esquizofrenia hoje a ciência já revela que a utilização e abuso de drogas e álcool podem potencializar um quadro de esquizofrenia ao meu ver o abuso de drogas Pode sim levar há um quadro persecutório e o universo paralelo a realidade

m.afire@hotmail.com and Lucio de Almeida have reacted to this post.
m.afire@hotmail.comLucio de Almeida

Sendo a esquizofrenia um transtorno mental que se caracteriza por perda de contato com a realidade ele pode afastar a libido do exterior e se concentrar no ego. E as alucinações neste caso seria a tentativa do indivíduo devolver a libido aos seus objetos. ^Freud ainda vê  que a esquizofrenia seria o protótipo no narcisismo em alto grau.