Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Relação entre a Literatura, Filosofia e a Psicologia

A relação existente entre estes três segmentos é complexo e profundo, a considerar que a própria psicologia nasce praticamente dentro da filosofia e esta por sua vez foi uma resposta a mitologia grega por exemplo, na qual não havia uma explicação plausível, dentro de uma razão para aquilo que os poetas gregos divulgavam em forma de interpretar os diversos questionamentos existenciais dos homens. Sócrates, Platão e Aristóteles exploram tais questões, indagando a respeito de vários temas, tais como ética, verdade, virtude além de estudarem a respeito da mente, consciência e o próprio comportamento humano.

Freud baseou suas importantes teorias na literatura grega (Complexo de Édipo, por exemplo) interpretando e utilizando de forma metafórica para explicar os conflitos inconscientes e os processos mentais. Pode ser observado nas diversas obras tanto antigas como atuais, que as tramas normalmente se desenrolam dentro dos diversos perfis psicológicos, cuja complexidade reflete os aspectos da vida e seus dilemas, quando se observa o desenvolvimento dos personagens, suas motivações e a mensagem que se deseja transmitir.

Quanto a filosofia, que muito contribuiu e continua contribuindo para o avanço da psicologia, esta mesma por sua vez, é utilizada para analisar as diversas teorias filosóficas e descortinar o pensamento dos pensadores, como por exemplo quais são os processos mentais que dizem respeito às tomadas de decisões éticas.

As implicações psicológicas encontradas em obras literárias e filosóficas podem ser notadas, quando se volta para as profundas questões relacionadas com valores morais, éticos, existenciais e o próprio sentido da vida em si.