Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A relação entre corpo, imagem e o nosso próprio ''eu''

Dentro do nosso corpo está o nosso ''eu''. É ele quem carrega nossas experiências, traumas, imagem, autoimagem e imagem de mundo, entre outros. Esta imagem é construída através do que vemos no espelho e da nossa própria visão e construção de mundo, a partir da qual criamos nossas convicções, montamos nosso superego, que é a parte mais elaborada do nosso ''eu'', construída por nossas convicções, aprendizados, moral, regras de moral, conduta, bem viver, regras de certo e errado, entre outros. O id é apenas construído de nossos instintos primitivos, primários, buscando pelo máximo de prazer e mínimo de culpa; nele estão inseridos nossos desejos, inclusive os inconfessáveis, e os vícios, por exemplo. O ego é a parte que se relaciona com o mundo exterior, o que mostramos de nós mesmos, a nossa parte já civilizada e sociável. E o superego comporta a moral, bons costumes, religião, regras de certo e errado por exemplo dentro das relações interpessoais, como amizades, namoros, casamentos, trabalho, entre outros. Retomando, dentro do nosso corpo está o nosso próprio ''eu''. Nele está nossa essência. Dentro dele está nossa natureza, essência, nossa auto imagem e nossa imagem de mundo_ e em seu exterior, a imagem que vemos refletida no espelho e a imagem física que as pessoas têm de nós: bonito, feio, normal, elegante, vaidoso, desleixado, entre outros. Podemos ter uma autoimagem positiva ou negativa_ tanto de nosso interior, como de nosso exterior. E as outras pessoas, idem. Enfim, dentro do corpo, além do que já citei, temos todos os nossos princípios, e tudo isso parte da relação do corpo, do nosso ''eu'', com o mundo exterior, sendo este representado pelo ''outro'', ou ''outros''. Ou seja, o corpo, a imagem (exterior) e a autoimagem (interior) vão ser construídos sempre com base nas relações com o mundo exterior, com o ''outro''. Me acho bonito, se comparado a outros, me acho honesto para os outros, me acho um bom amigo para os outros... Afinal, ninguém vive 100% sozinho, já que somos seres sociais. Tudo é em relação a algo e ao OUTRO. Corpo, imagem, autoimagem, princípios... Tudo em relação ao outro e NA relação com o outro, entendendo este, em última análise, como o mundo exterior como um todo. Enfim, nos relacionamos com o mundo exterior, com ''o outro'', usando aquele corpo que ganhamos ao nascer (com os cuidados que demos a ele), e também o interior que construímos pouco a pouco, incluindo nosso ''juiz interior'' e convicções, etc., que se encontram em nosso ''super eu'' (ou superego). Assim, há pessoas mais ou menos moralistas, idôneas, afáveis, cuidadosas com as outras, empáticas, honestas, delicadas, educadas, etc. ... É com esse conjunto corpo + id/ ego/ superego que vamos nos relacionar e conviver em sociedade.