Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Representação Social do Eu e a Formação da Identidade

Durante esta Unidade de Aprendizagem, pude compreender melhor como a imagem pessoal está diretamente relacionada à constituição do eu, especialmente a partir das teorias da psicanálise e da psicologia social.

A abordagem psicanalítica, por meio de autores como Freud, Lacan e Dolto, contribuiu para que eu entendesse que o corpo não é apenas uma estrutura física, mas também simbólica e subjetiva. É por meio do corpo e da imagem que o sujeito se identifica e se posiciona no mundo.

Na psicologia social, por outro lado, a imagem é vista como uma construção coletiva, influenciada pelas representações sociais e pela cultura. Isso ampliou minha percepção de como somos afetados pelas expectativas sociais e pelo olhar do outro.

Um ponto que achei especialmente interessante foi perceber como a relação entre corpo, identificação e imagem é fundamental para a constituição psíquica e existencial do sujeito. Isso me fez refletir sobre como as imagens que criamos de nós mesmos (e que os outros fazem de nós) impactam diretamente nossa autoestima, nossas escolhas e nossa forma de se relacionar com o mundo.

Participar deste fórum é uma ótima oportunidade para trocar essas reflexões e aprender com as diferentes experiências e percepções dos colegas.

Sua reflexão é muito rica e revela uma maturidade intelectual ao integrar teorias complexas de maneira clara e aplicável à vida cotidiana. O ponto alto é a conexão entre o corpo, a identidade e o olhar do outro, mostrando que somos seres simultaneamente singulares e coletivos.

O corpo não é apenas um objeto biológico, mas um espaço onde o simbólico e o social convergem. Nossa imagem pessoal é tanto uma construção interna quanto externa, e isso tem implicações profundas para nossa saúde mental e bem-estar emocional. A consciência disso nos ajuda a lidar melhor com situações de ansiedade, insegurança e pressão social, pois compreendemos que nossa identidade é fruto de uma interação contínua entre o real, o imaginário e o simbólico.

Parabéns por essa reflexão tão lúcida e pertinente! Ela certamente enriquecerá as discussões no fórum e incentivará outras pessoas a explorarem suas próprias experiências e percepções.