Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Adicionar corpo com identificação e imagem com foco nos princípios da psicanálise para constituição psíquica e existencial do sujeito.

A imagem do corpo é um.dos registros mais importantes na constituição do eu para a psicanálise.  Na constituição do sujeito, o corpo é fundamental para o acesso ao mundo subjetivo, conduzindo o sujeitoa conexão  com a constituição psíquica e existencial.  Para Freud, o eu é antes de tudo um eu corporal, pois é a projeção da exterioridade.  Ao nascer a criança nao faz a distinção dos limites do seu corpo, pois ainda está em um estado de confusão.. Entre os sentidos, o de maior importância é a visão, pois é por meio dela, que o outro é conhecido e onde o se olhar no espelho cria a imagem que Freud chamou de especular, que é o olhar para si próprio, o olhar para o outro e o olhar do outro. Relacionando com os princípios da segunda teoria de Freud, consiferando o Id, temos que este está presente desde o nascimento, regido pelo princípio do prazer, é  a instância inconsciente, sendo reservatório de eneegias, cujo objetivo é a satisfação imediata. Já com ralação ao ego, este se desenvolve desde o nascimento e é  o responsável pela regulação de funções básicas de percepção, memoria, sentimento e regido pelo princípio da realidade. O superego se desenvolve durante a infância e é O responsável pela interiorização de proibições, limites e autoridades imposta por pais e professores. Tudo isso responsável pela constituição do eu, sendo esta também psíquica e existencial do sujeito.