Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

ALGUNS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE, LITERATURA E FILOSOFIA

As relações entre psicanálise, filosofia e literatura iniciaram-se nos textos de Freud. Este, no decorrer da sua obra, faz inúmeras citações de escritores e filósofos. A absorção da filosofia pela psicanálise tem adquirido especificidade na atualidade. Lacan teve papel fundamental no diálogo entre psicanálise e filosofia. Ele integrou a filosofia em suas ideias e muitas destas se tornaram presentes na filosofia. Muitas questões filosóficas dialogam com a teoria psicanalítica em seus aspectos essenciais. A psicanálise enseja a busca de espaços de pensamento que ela e a filosofia dialogam. Não se deve separar de forma radical psicanálise e filosofia. A literatura, por exemplo, sempre esteve presente no horizonte dos estudos filosóficos e psicanalíticos. Ela também tem o papel de recepção das ideias filosóficas. A literatura é uma forma de intuição e antecipação de questões filosóficas como podemos ver em James Joyce, Marcel Proust, Franz Kafka entre outros.

Kesler has reacted to this post.
Kesler

A filosofia como discurso da reflexão por excelência, a literatura como discurso estético por excelência e a psicanalise como um discurso sofisticado e revolucionário de interpretação da Psique humana estão Inter relacionadas tantos pelos temas em comum quanto pelas formas de trabalha lós na linguagem.

É uma combinação das mais perfeitas cosmicamente, pois a combinação da Literatura, Psicanálise e Filosofia nos permite unir a construção ficcional de uma personagem aos questionamentos de razão, por exemplo, a análise psicológica tanto da trama quanto das personagens.