Alguns conhecimentos adquiridos nessa unidade
Citação de Poliana Landro em fevereiro 6, 2023, 11:07 pmTRÊS PILARES DE FREUD:
o inconsciente
o complexo de Édipo
a sexualidadeCONSTITUIÇÃO DO EU: O eu se constitui através do narcisismo primário, o narcisismo primário ocorre nos primeiros dias de vida do ser humano e nesse período, por ainda não possuir contato com o mundo externo, ou ao menos a compreensão desse mundo externo, acaba fazendo com que o inconsciente da criança e o eu (como ela se apresenta para o mundo) não possam ser diferenciados, já que ela ainda não tem a consciência do "eu ideal".
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE:
id
ego
superego-DIFERENÇA ENTRE O ID E O EGO: O ego está em contato direto com a realidade e diferencia as informações da mente e do mundo externo, já o id conhece somente o princípio do prazer, sendo também subjetivo
SOBRE O EU:
Ao nascer, as sensações internas e externas do ser estão em desordem.
Logo após vem o período do seu desenvolvimento.
O desenvolvimento acontece no envolvimento entre o eu e o outro.Também ocorre uma cisão que Freud chama de Spaltung que está relacionado ao fato de que mesmo antes do nascimento as vontades do ser eram sempre feitas, mas que enfrentam uma abrupta mudança, pois ela deverá conhecer os limites. Ou seja, ela passa a ter que lidar com a frustração de não ter seus desejos realizados.
COMO O EU SE FORMA:
O eu se forma a partir do contato com a realidade que acaba modificando o ID.ABANDONO DO NARCISISMO PRIMÁRIO
A criança abandona o narcisismo primário quando o seu "eu ideal" entra em contato com o ideal de filha(o) que os pais construíram em relação a ela. O narcisismo irá sinalizar que o eu se constitui juntamente ao ideal de outro.
PILARES TEÓRICOS DA PSICANÁLISE:
o inconsciente,
o complexo de édipo,
a resistência,
o recalque
e a sexualidadeMETAPSICOLOGIA
Foi um conceito criado por Freud, onde estão os conceitos básicos de psicanálise.
TRÊS PILARES DE FREUD:
o inconsciente
o complexo de Édipo
a sexualidade
CONSTITUIÇÃO DO EU: O eu se constitui através do narcisismo primário, o narcisismo primário ocorre nos primeiros dias de vida do ser humano e nesse período, por ainda não possuir contato com o mundo externo, ou ao menos a compreensão desse mundo externo, acaba fazendo com que o inconsciente da criança e o eu (como ela se apresenta para o mundo) não possam ser diferenciados, já que ela ainda não tem a consciência do "eu ideal".
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE:
id
ego
superego
-DIFERENÇA ENTRE O ID E O EGO: O ego está em contato direto com a realidade e diferencia as informações da mente e do mundo externo, já o id conhece somente o princípio do prazer, sendo também subjetivo
SOBRE O EU:
Ao nascer, as sensações internas e externas do ser estão em desordem.
Logo após vem o período do seu desenvolvimento.
O desenvolvimento acontece no envolvimento entre o eu e o outro.
Também ocorre uma cisão que Freud chama de Spaltung que está relacionado ao fato de que mesmo antes do nascimento as vontades do ser eram sempre feitas, mas que enfrentam uma abrupta mudança, pois ela deverá conhecer os limites. Ou seja, ela passa a ter que lidar com a frustração de não ter seus desejos realizados.
COMO O EU SE FORMA:
O eu se forma a partir do contato com a realidade que acaba modificando o ID.
ABANDONO DO NARCISISMO PRIMÁRIO
A criança abandona o narcisismo primário quando o seu "eu ideal" entra em contato com o ideal de filha(o) que os pais construíram em relação a ela. O narcisismo irá sinalizar que o eu se constitui juntamente ao ideal de outro.
PILARES TEÓRICOS DA PSICANÁLISE:
o inconsciente,
o complexo de édipo,
a resistência,
o recalque
e a sexualidade
METAPSICOLOGIA
Foi um conceito criado por Freud, onde estão os conceitos básicos de psicanálise.