Análise Psicanalítica
Citação de Luiz Alexandre em julho 27, 2025, 4:15 amDurante este módulo de aprendizagem, pude aprofundar meus conhecimentos sobre os conceitos psicanalíticos relacionados à constituição do eu, à imagem corporal e aos processos de identificação. Aprendi que o sujeito, ao nascer, encontra-se em estado de desamparo e depende da presença de um outro para se introduzir no mundo. Nesse contexto, a linguagem e a imagem desempenham papéis fundamentais na formação da identidade.
Refleti também sobre como a imagem do corpo está relacionada à história subjetiva de cada pessoa e como ela pode ser afetada por experiências, discursos e relações. Esse processo é inconsciente e só adquire sentido quando atravessado pela linguagem, como demonstrado no estudo de casos clínicos.
A análise psicanalítica do episódio “Urso Branco”, da série Black Mirror, contribuiu para visualizar como a mídia pode provocar identificação e revelar mecanismos sociais de julgamento, exposição e punição. Essa leitura crítica me fez pensar sobre o modo como o sujeito se reconhece ou se aliena diante das imagens e narrativas que o cercam.
Esses aprendizados ampliaram meu olhar sobre a constituição do sujeito e a importância de compreender os vínculos entre linguagem, imagem e inconsciente na prática clínica e na vida cotidiana.
Durante este módulo de aprendizagem, pude aprofundar meus conhecimentos sobre os conceitos psicanalíticos relacionados à constituição do eu, à imagem corporal e aos processos de identificação. Aprendi que o sujeito, ao nascer, encontra-se em estado de desamparo e depende da presença de um outro para se introduzir no mundo. Nesse contexto, a linguagem e a imagem desempenham papéis fundamentais na formação da identidade.
Refleti também sobre como a imagem do corpo está relacionada à história subjetiva de cada pessoa e como ela pode ser afetada por experiências, discursos e relações. Esse processo é inconsciente e só adquire sentido quando atravessado pela linguagem, como demonstrado no estudo de casos clínicos.
A análise psicanalítica do episódio “Urso Branco”, da série Black Mirror, contribuiu para visualizar como a mídia pode provocar identificação e revelar mecanismos sociais de julgamento, exposição e punição. Essa leitura crítica me fez pensar sobre o modo como o sujeito se reconhece ou se aliena diante das imagens e narrativas que o cercam.
Esses aprendizados ampliaram meu olhar sobre a constituição do sujeito e a importância de compreender os vínculos entre linguagem, imagem e inconsciente na prática clínica e na vida cotidiana.