Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaA Origem da PsicanáliseAprendizado
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Aprendizado

Fiz algumas anotações dos conteúdos que mais me chamaram atenção:

• As pessoas devem ser honestas, buscar virtudes e serem corretas. 
  • Freud acreditava que nós temos demônios (Chamado sublimação) - Energia psíquica  
  • Se conseguir pegar um Paciente em sofrimento, e fazer ele conseguir trabalhar e amar razoavelmente, já estará feliz 
  • Sintoma = “Saber que aquele tipo de mulher faz mal, mesmo assim se arriscar em se relacionar. Acaba sofrendo do mesmo jeito, batendo a cabeça do mesmo modo  
  • É necessário entender o tipo para evitar as decepções, evitar repetir pessoas, padrões. 
  • Estoicismo acreditava que existe um princípio, um Logus, não negar certos princípios. Aprender a viver dentro do “EU” 
  • Transformação é um processo interno 
  •  Conhecer-se é entender que há um abismo em nossa frente e estamos caminhando para ele 
  •  Os sonhos manifestam desejos escondidos, O EU Lírico. “Pessoa sonha que salva o mundo, faz o bem a todos e todo o mundo é feliz |, mas na verdade este sonho trata-se de uma representação de abandono. Chistins, ouvir o que o paciente quer falar de forma oculta

Os demônios são desejos do Id que tendem a nos controlar; e quando isso acontece caímos em um dependência psíquica. Como você

disse o autoconhecimento nos dá a chance de reconhecê-los e enfrentá-los.