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Aprendizados

Neste módulo, foi possível compreender características das escolas da Psicologia a partir do Behaviorismo, da Psicanálise e seus pressupostos teóricos.

Aprendemos  que a Psicanálise teve origem no fim do seculo XIXatraves do neurologista Freud sobre uma outra  concepção  do sujeito ,considerando o debate sobre psicologia como ciência realizada nesse período.À época ,a psicanálise era direcionada para compreender o comportamento patológico de pacientes historicos, a partir da observação clínica,Essa ênfase possibilitou o desenvolvimento do estudo do insconsciente.ao demonstrar que os sintomas desses pacientes ,bem como suas inibições e hesitações sensoriais e motoras,,não tinham a ver com a biologia,mas sim com o psiquismo, percebendo se a importancia da escuta na clínica,para a interpretação dos fenômenos psiquicos.Freud teve inumeros seguidores, entre eles Melanie Klein e Jacques Lacan, que desenvolveram escola.

Couto aponta que a noção de sujeito de Freud está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil,que se dão a partir da busca por satisfação libidinal por meio das zonas erógenas.Esse processo ocorre por meio do corpo.como referência para obtenção do prazer.Freud apontou 4 fases ao caracterizar a vida psiquica infantil  da criança que são oral, anal,fálica e genital.,que culminam na constituição do sujeito a partir da organização das pulsões ,fragmentadas na vida infantuil em um domínio genital na vida adulta.Tal processo resulta na comprteensão ,na faes genital,por meio do complexo de èdipo,da diferença sexual e do complexo de castração a partir do falo enquanto síbolo de completude e prazer.Couto aponta o complexo de Édipo seria um mecanismo para a produção da personalidade.

Melanie Klein realizou suas teorias a partir da observação dlo atendimento de crianças na clínica,.demonstrando um mundo interno infantil,marcado por fantasias,ansiedades,figuras boas e más  que expunham as crianças a pulsão de vida e de morte ,impulsos agressivos e libidinais (Segundo Couto 2017)De acordo com Melanie considera se que cada criança nasce com um dote pulsional de vida e de morte .cujo equilíbrio se da quando o bebê está livre de tensões internas ou externas,A experiencia gratificadora como o carinho da mãe ,reforçam a pulsão de vida e a frustradora  como a ausência da mãe reforçam a pulsão de morte.As fases do desenvolvimento seriam descritas nos primeiros meses  de vida,como esquizoparanoide e depressia.A fase esquizoparanoite diz respeito ao processo de relação com o seio materno entre gratificação e castração ,dado ao aspecto inicial da amamentação e a relação amorosa e de cuidado inicial dispensado a criança.Segundo Couto ,essa posição emerge como preservação diante ao medo da desintegração do eu.Por esta razão,a cisão no caso o (seio),contribui para que haja um equilíbrio entre os impulsos libidinais protegendo o ego,com o desenvolvimento do ego ,a criança passa a introjetar o objeto em sua totalidade,diminuindo a ansiedade .Aprendemos que  a diferença entre Freud e Melanie,sobre o desenvolvimento libidinal  é a possibilidadede se teorizar desde o perimeiro ano de vida,como propõe Klein.Melanie também formulou uma nova abordagem sobre o complexo de Édipo,surgiria no primeiro ano de vida da criança,a partir da posição depressiva,relacionado ao medo da perda do objeto amado em virtude de seus sentimentos agressivos em rellação a ele.Com isto,houve um campo de atençao as crianças na clínica,na medida em que a escuta ativa permitia que elas expressassem seus sentimentos e sofrimentos ,trabalhando as ansiedades decorrentes do processo de desenvolvimento e constituição do ego.

Lacan ,não focava no desenvolvimento infantil,mas sua abordagem era na emergência do sujeito do inconsciente.Para que esse processo ocorra ,é preciso a constituição de um eu corporal de forma imaginária,que ofereceria a sintese a uma imagem fragmentada É a partrir dos cuidados iniciais da vida infantil que esse processo se realiza,inscrevendo marcas que constituirão esse sujeito.Ocorre de duas formas, alienação e separação,possibilitando entrar no campo do simbólico a partir do assujeitamento ao outro,que se aliena e se constitui dividido,enquanto sijeito.A partir disso,a criança entra no mundo da linguagem enquanto sujeito,e pode separar se para constituir se sujeito desejante.Conforme Couto para que esse processo continue e leve a uma resolução edipiana,sera preciso que a mãe introduza um terceiro siginificante,o nome do pai ,que tem a função de interdição da fusão entre a mãe e a criança,indicando para a criança qual o qual seu lugar no lugar do outro.É a resposta a esta questão que estrutura o psiquismo.Ao compreender a concepçao de sujeito e sua constituição na psicanálise é possível pensar na transferência e o processo terapêutico.

Behaviorismo formados por dois importantes autores; Watson e Skinner ,conforme Baum ,o abandono de termos ,como consciência ,mente,estados mentais e percepção implicava na libertação da psicologia para esudar tanto o comportamento animal quanto o humano.,segundo Watson,estudaria apenas objetivamente observável.Segundo Schultz e Schultz, Watson,tem o mérito de reunir tendências que compuseram o debate da psicologia científica,como o mecanicismo e a tradição filosófica do objetivismo,a psicologia animale a psicologia funcional.Por isso, o desenvolvimento do behaviorismo,é fortemente influenciado pelo objetivismo,mecanicismo e o materialismo,,de tal forma que produz uma psicologia sem mente oun alma, que teria como objeto apenas o que poderia ser observado.Watson foi influenciado por esrtudos da psicologia animal,pelas abordagens de Edward Lee e Ivan Pavlov,que assumiram o estudo entre estímulo e resposta.O esquema de condicionamento de Watson,implica em conjunto de estímulos,que formava uma situação em um contexto específico, levando ás reações.

Skinner conhecido por behaviorismo radical,que se afasta de Watson,criou sua teoria a partir da definição de seu objeto de estudo,a interação entre os seres vivos e o ambiente.Seria preciso olhar para a realidade social,pois é em sociedade que se aprende sobre comportamentos,de tal forma que seu projeto é um reconheciemto e crítica da noção de experiência imediata a partir de um ponto de vista social.