Aprendizados deste módulo
Citação de Ana Karina do Nascimento Zanin em julho 5, 2025, 11:41 pmFoi bem interessante aprender sobre os fundamentos da psicanálise, conhecer um pouco sobre Freud, o pai da psicanálise, seu desejo por desvendar uma forma de ajudar as pessoas a se livrarem de seus traumas. Foi interessante compreender o papel do Id, Ego e Superego como agentes presentes em cada ser humano que travam lutas para que ao agirmos, possamos arcar com as consequências de nossas escolhas, sendo exemplificado nos execícios com o Claudio e com o Eduardo. Interessante pensar que a busca da felicidade tão presente e requerida em nossa sociedade não coresponde a prática psicanalítica de Freud, o qual, pelo que compreendi, falava de um equilíbrio, o qual não percebe não poder dar tanto ouvido ao Id, pois, realizando todos os impulsos de nossos desejos podemos ser punidos para além da justiça social, mas pela própria consciência do ego e superego.
Foi bem interessante aprender sobre os fundamentos da psicanálise, conhecer um pouco sobre Freud, o pai da psicanálise, seu desejo por desvendar uma forma de ajudar as pessoas a se livrarem de seus traumas. Foi interessante compreender o papel do Id, Ego e Superego como agentes presentes em cada ser humano que travam lutas para que ao agirmos, possamos arcar com as consequências de nossas escolhas, sendo exemplificado nos execícios com o Claudio e com o Eduardo. Interessante pensar que a busca da felicidade tão presente e requerida em nossa sociedade não coresponde a prática psicanalítica de Freud, o qual, pelo que compreendi, falava de um equilíbrio, o qual não percebe não poder dar tanto ouvido ao Id, pois, realizando todos os impulsos de nossos desejos podemos ser punidos para além da justiça social, mas pela própria consciência do ego e superego.
Citação de edilton em julho 8, 2025, 5:22 pmO desejo humano é insustentável, para torná-lo sustentável e necessário controle. Controle gera repressão. Repressão causa sofrimento. Sofrimento exige compreensão para amenizar.
O desejo humano é insustentável, para torná-lo sustentável e necessário controle. Controle gera repressão. Repressão causa sofrimento. Sofrimento exige compreensão para amenizar.