Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Aprendizados do módulo Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo

No módulo Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo, conheci as linhas de pesquisa de Freud, Melanie Klein e Lacan, que me permitiram conceituar melhor a Psicanálise e pude também entender os conceitos e fundamentos do behaviorismo, bem como sua natureza experimental.

Os conhecimentos aqui passado  são únicos, tenho visto como podemos a partir de nós mesmo ,desenvolver muitas formas de aplicar a psicanálise de maneira simples e objetiva, conseguindo assim uma resposta positiva do objeto de estudo através dos estímulo aplicado.

O conteúdo do material complementar deste módulo é de suma importância no estudo comportamental dos indivíduos no trabalho em consultório e em equipe multidisciplinar.

Neste módulo fui apresentado ao conhecimento do Behaviorismo e da diferença com a Psicanálise. Consegui ainda assimilar os conceitos de estudos do comportamento.

Nesse módulo ficou claro a metodologia behaviorista( sobre o estudo focado no comportamento) e a psicanálise ( focado no inconsciente e na formação do indivíduo), ambas distintas porém necessárias e podem sim se complementar para um cuidado ainda mais profundo e de qualidade com o indivíduo.

Importante conhecer o conceito e abrangência do behaviorismo, focado no espectro do comportamento, reflexo e operante; assim como os conceitos de Lacan e Klein no desenvolvimento que apesar de partirem de Freud, tem inseridos seus próprios conceitos.

Este módulo serviu especialmente para ressaltar a diferença entre a psicanálise e o behaviorismo. Enquanto este último busca um estudo viabilizando  o condicionamento do comportamento, baseado em dados comuns a maioria dos indivíduos e experimentos reproduzíveis, a psicanálise, atenta ao inconsciente,observa também a singularidade do indivíduo, ressalta o lado subjetivo, indicando que mesmo o psicanalista, como sujeito ao inconsciente, encontra-se (ou deveria se encontrar) implicado no processo analítico, e assim, se do lado do paciente ocorre a transferência, o psicanalista deve ter em mente que sofrerá o fenômeno da contra-tranferência, e que este mesmo efeito poderá lhe oferecer informações importantes para a continuidade (ou mesmo descontinuidade) da análise.

Enquanto o behaviorismo estudo o comportamento do individuo, a psicanálise estuda o seu lado subjetivo. O comportamento do individuo, na maioria da vezes, é orientado pelo seu inconsciente.

 

o behaviorismo estuda o comportamento e a psicanalise atente ao inconsciente do individuo

Behaviorismo vai diretamente no uso de práticas científicas para trabalhar os movimentos relacionados ao ser humano. Seu trabalho é pautado na materialidade dos processos. Por sua vez, a Psicanálise se utiliza de subsídios subjetivos para trabalhar.