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Aprendizados na Unidade Escolas de Psicologia e Behaviorismo

Ao final desta unidade de aprendizagem aprendi que para Freud, a psicanálise é uma abordagem que busca compreender o funcionamento da mente humana, especialmente os aspectos inconscientes. Ele desenvolveu técnicas como a interpretação dos sonhos, a associação livre e a análise do paciente para explorar os conteúdos inconscientes. A psicanálise freudiana também enfatiza a importância da infância e da sexualidade na formação da personalidade. Já para Melanie Klein, psicanalista pós-freudiana que fez importantes contribuições para a teoria psicanalítica, especialmente no campo da psicanálise infantil. Para Klein, a psicanálise é uma jornada para compreender as fantasias inconscientes e os mecanismos de defesa que moldam o mundo interno da criança e do adulto. Por fim, Lacan, psicanalista francês cujo trabalho se concentrou na linguagem e na estrutura simbólica da mente. Ele reinterpreta os conceitos freudianos, destacando a importância do "registro simbólico" e do "sujeito dividido". Para Lacan, a psicanálise é uma prática que visa desvendar os significados inconscientes inscritos na linguagem e na cultura. Ele introduziu conceitos como o "objeto a" e a "castração simbólica" como fundamentais para a compreensão da psique humana.

Nesta unidade compreendi que o behaviorismo é uma abordagem da psicologia que enfatiza o estudo do comportamento observável e mensurável, considerando o ambiente como um determinante chave do comportamento e destacando a importância da aprendizagem na formação do comportamento humano. O behaviorismo considera o comportamento observável como o foco central de estudo. Ele enfatiza a importância de observar e medir comportamentos diretamente, evitando especulações sobre processos mentais internos. Destaca o papel do ambiente externo na determinação do comportamento. Ele argumenta que os estímulos do ambiente moldam as respostas dos indivíduos, e o comportamento é visto como uma série de respostas aprendidas a estímulos específicos. Enfatiza a importância da aprendizagem na formação do comportamento humano. Ele investiga como os comportamentos são adquiridos, mantidos e modificados ao longo do tempo através de processos como condicionamento clássico e condicionamento operante. Os behavioristas rejeitam a introspecção como uma ferramenta válida para estudar a mente, argumentando que os processos mentais internos não são acessíveis de forma confiável através da introspecção. Em vez disso, eles preferem métodos objetivos e observáveis de investigação. O behaviorismo tem várias aplicações práticas em áreas como terapia comportamental, modificação de comportamento, educação e treinamento animal, onde os princípios de reforço e condicionamento são usados para promover mudanças comportamentais desejadas.