Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Aprendizagem sobre a Psicanálise e Behaviorismo

Percebe-se que na psicanálise  observa o mundo interno do ser humano ,já no behaviorismo foca no comportamento observável.

A Psicanálise, iniciada por Freud, explora o inconsciente e sua influência. Klein detalhou o desenvolvimento inicial e relações primárias com ênfase na fantasia agressiva. Lacan reformulou o inconsciente como estruturado pela linguagem e pela relação com o outro cultural. Juntos, oferecem uma compreensão complexa da mente humana em suas dimensões pulsional, relacional e simbólica.

O Behaviorismo define a psicologia como a ciência do comportamento observável, moldado pelo ambiente e suas consequências, rejeitando explicações baseadas em estados mentais internos. Sua natureza experimental é marcada pelo rigor metodológico, controle de variáveis, objetividade e foco na relação mensurável entre estímulos, respostas e consequências em ambientes controlados (laboratório).

 

 

 

O behaviorismo é um conjunto de teorias e técnicas que tem como objetivo a explicação e intervenção sobre o comportamento humano. Essa teoria afirma que o comportamento consiste em respostas a estímulos ambientais, que são aprendidas ao longo do desenvolvimento. Sua formulação inicial  se dá com os estudos de Ivan Pavlov e John Watson.

A psicanálise  teve origem no fim do século XIX, a partir do trabalho de Freud, que apresentou uma outra concepção de sujeito considerando o debate sobre psicologia como ciência realizada nesse período. À época , a psicanálise era direcionada para compreender o comportamento patológico de pacientes históricos, a partir da observação clinica.  Essa ênfase possibilitou o desenvolvimento do estudo do inconsciente, ao demonstrar que os sintomas desses pacientes, bem como suas inibições e hesitações sensoriais e motoras, não tinham a ver com a biologia, mas sim com o psiquismo. A noção de sujeito de Freud esta relacionada a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil, que se dão a partir da busca por satisfação libidinal por meio se zonas erógenas.

Ao caracterizar a vida psíquica infantil, Freud apontou quatro fases do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital, que culminam na constituição do sujeito, a partir da organização das pulsões, fragmentadas na vida infantil em um domínio genital na vida adulta.

Se Freud realizou suas teorias a partir da análise de adultos, Melaine Klein o fez a partir da observação do atendimento de crianças na clinica. Essa psicanalista construiu um corpus teórico sobre as relações objetais, transformando a perspectiva freudiana ao demonstrar um mundo interno infantil, marcado por fantasias, ansiedades, figuras boas e más que expunham a criança à pulsão de vida e de morte, isto é, impulsos agressivos e libidinais

O behaviorismo, por se tratar de um campo múltiplo, formado por diversas perspectivas, recebeu diferentes avaliações, como reducionista, mecanicista, positivista, entre outros. Contudo considerando-se que os diferentes pesquisadores que compuseram esse campo construíram diferentes corpus teóricos-metodológicos, é preciso considerar  qual behaviorismo se está analisando e quais as características dele. Por isso  o behaviorismo costuma ser apresentado a partir de dois importantes autores na constituição desse campo diverso: Watson e Skinner.