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Aprendizagens referentes ao Módulo III: análises e transferências

  • Lacan, ao contrário dos psicanalistas anteriores, não focava no desenvolvimento infantil, mas abordava a emergência do sujeito do inconsciente (COUTO, 2017). Para que esse processo ocorra, é preciso a constituição de um eu corporal de forma imaginária, que ofereceria uma síntese a uma imagem fragmentada. É a partir dos cuidados iniciais da vida infantil que esse processo se realiza, inscrevendo marcas que constituirão esse sujeito. Tal processo ocorre a partir de duas operações, a alienação e a separação, que possibilitam adentrar no campo do simbólico a partir do assujeitamento ao outro, que se aliena e se constitui dividido, ou seja, enquanto sujeito.
  • A expressão “análise do comportamento” designa, então, um conjunto de práticas de uma comunidade (os analistas do comportamento) e seus produtos. Tais práticas envolvem as maneiras de fazer pesquisa e os seus resultados, ou seja, envolvem a pesquisa científica que serve de base e fundamento para a produção de corpo de conhecimento teórico e de explicações (comportamento verbal) sobre o comportamento e, então, para o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e tecnologias de intervenção que são aplicadas para a solução de problemas envolvendo comportamentos. O conjunto de práticas que chamamos de análise do comportamento envolve, portanto, a análise experimental do comportamento — pesquisa básica e pesquisa aplicada —, a análise do comportamento aplicada e a filosofia que a elas se vincula — behaviorismo radical (ANDERY, 2010, p. 319).
  • A transferência é o processo que corresponde à atualização de desejos inconscientes sobre certos objetos com os quais se repetem matrizes infantis. A transferência é um elemento central da teoria psicanalítica, não um mero conceito da técnica. Por isso, podemos afirmar que a análise apenas se processa na transferência

Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana. ... Esta é a principal diferença entre Psicanálise e Behaviorismo.O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.Na teoria psicanalítica, o comportamento está inteiramente ligado em estímulos externos propulsores da ação/reação, que serão exteriorizados de acordo com o caráter pré-constituído de cada indivíduo.A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. ... Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise.Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo.O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise). Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.