Aquilo que é Universal
Citação de Emanuela Ribeiro Rodrigues em junho 8, 2024, 6:45 pmNesse módulo vimos a importância da arte como ferramenta de autoconhecimento, visão de mundo e empatia, através de uma linguagem universal a apresentar o íntimo do ser humano, íntimo esse que pouquíssimas vezes temos o prazer ou o transtorno de presenciar pessoalmente, sem envolvimento real na trama. Logo, partindo do pressuposto de que "cada um é um universo", faz-se imprescindível como psicanalistas, apropriar-nos das riquezas atemporais e imperecíveis que os clássicos da literatura e da filosofia nos legam, como metáforas de dramas que se repetem indefinidamente no interior das relações humanas, assim como no inconsciente individual e coletivo.
Nesse módulo vimos a importância da arte como ferramenta de autoconhecimento, visão de mundo e empatia, através de uma linguagem universal a apresentar o íntimo do ser humano, íntimo esse que pouquíssimas vezes temos o prazer ou o transtorno de presenciar pessoalmente, sem envolvimento real na trama. Logo, partindo do pressuposto de que "cada um é um universo", faz-se imprescindível como psicanalistas, apropriar-nos das riquezas atemporais e imperecíveis que os clássicos da literatura e da filosofia nos legam, como metáforas de dramas que se repetem indefinidamente no interior das relações humanas, assim como no inconsciente individual e coletivo.
Citação de Alves Andrade em junho 9, 2024, 2:04 pmUniversal é a literatura. É ela que nós resgata da condição de néscio,no sentido de alheamento diante da vida para uma condição de agente da história. E a Psicanálise e a literatura são a maneira primordial de se alcançar a compreensão do universal. Como bem disse Antônio Cândido, negar a fruição da Literatura é mutilar nossa humanidade.
Universal é a literatura. É ela que nós resgata da condição de néscio,no sentido de alheamento diante da vida para uma condição de agente da história. E a Psicanálise e a literatura são a maneira primordial de se alcançar a compreensão do universal. Como bem disse Antônio Cândido, negar a fruição da Literatura é mutilar nossa humanidade.