AS ESCOLAS DA PSICOLOGIA : PSICANÁLISE E BEHAVIORISMO
Citação de Manoel Luiz Giraldi Junior em outubro 27, 2024, 12:58 pmA Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, concentra-se nos processos inconscientes da mente, especialmente na influência de experiências e conflitos da infância sobre o comportamento e a personalidade adulta. Foca-se em explorar o inconsciente por meio de métodos como a livre associação e a interpretação dos sonhos para entender e tratar questões psicológicas.
O Behaviorismo, por outro lado, é uma abordagem baseada na observação e mensuração do comportamento visível e mensurável, negando a relevância dos processos mentais internos. Fundado por John B. Watson e desenvolvido por B.F. Skinner, o Behaviorismo considera o comportamento como resultado de condicionamento e aprendizagem, enfatizando a influência do ambiente e dos reforços sobre as ações humanas.
De fato o que é aprender um comportamento diante dos conteúdos ocultos ou reprimidos ? Mesmo que o condicionamento traga estímulos de prazer ou até mesmo um crescimento perceptivo , a atemporalidade do inconsciente em sua interpolação de repressão ou recalque pode interagir desfavoravelmente ou em pulsão.
Quando tudo parece estar absolutamente perfeito , de fato será que está perfeito ? Quando nem mesmo a perfeição satisfaz , aquilo que pode até mesmo estar constituído no nível de nossa percepção ou de compulsões , automatismos e que portanto nos direcionamos ao que a razão não pode determinar o porquê...
Um polimecanicismo não constrói um ser perfeito , que aliás um ser é pertinente a um meio ao qual não somente deve se adaptar , como também da pluralidade do meio vem os estímulos , que muitas vezes são aceitos e tantas outras vezes repudiados , assim muitas vezes o aceito não é o correto e muitas vezes o repudiado não é o correto , aos valores constituídos na dinâmica da tripartição , dinâmica , e não parcionalização do aparelho psíquico , o correto para o resultado esperado ou o correto para os valores que compõe o supereu.
O condicionamento ou aprendizagem , desta forma , pode ser algo viável desde que se condicione o equilíbrio do aparelho psíquico e equilíbrio não significa perfeição e condicionar não significa extrapolação ou dessa forma da livre associação ou análise psicanalítica , a consciência ou trazer a consciência o recalque e como Freud prôpos a transformação do mesmo em uma "infelicidade comum " , após naturalmente , o condicionamento pode ser proposto , uma aprendizagem pode ser constituída , organicamente pode ser colocada como neuroplasticidade , em relação psíquica , um direcionamento comportamental ou de evento , atitudes , escolhas , que não mais retidos em potencias pulsionais ou em comportamentos erráticos ou neuróticos , em automatismos , compulsões , etc...
A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, concentra-se nos processos inconscientes da mente, especialmente na influência de experiências e conflitos da infância sobre o comportamento e a personalidade adulta. Foca-se em explorar o inconsciente por meio de métodos como a livre associação e a interpretação dos sonhos para entender e tratar questões psicológicas.
O Behaviorismo, por outro lado, é uma abordagem baseada na observação e mensuração do comportamento visível e mensurável, negando a relevância dos processos mentais internos. Fundado por John B. Watson e desenvolvido por B.F. Skinner, o Behaviorismo considera o comportamento como resultado de condicionamento e aprendizagem, enfatizando a influência do ambiente e dos reforços sobre as ações humanas.
De fato o que é aprender um comportamento diante dos conteúdos ocultos ou reprimidos ? Mesmo que o condicionamento traga estímulos de prazer ou até mesmo um crescimento perceptivo , a atemporalidade do inconsciente em sua interpolação de repressão ou recalque pode interagir desfavoravelmente ou em pulsão.
Quando tudo parece estar absolutamente perfeito , de fato será que está perfeito ? Quando nem mesmo a perfeição satisfaz , aquilo que pode até mesmo estar constituído no nível de nossa percepção ou de compulsões , automatismos e que portanto nos direcionamos ao que a razão não pode determinar o porquê...
Um polimecanicismo não constrói um ser perfeito , que aliás um ser é pertinente a um meio ao qual não somente deve se adaptar , como também da pluralidade do meio vem os estímulos , que muitas vezes são aceitos e tantas outras vezes repudiados , assim muitas vezes o aceito não é o correto e muitas vezes o repudiado não é o correto , aos valores constituídos na dinâmica da tripartição , dinâmica , e não parcionalização do aparelho psíquico , o correto para o resultado esperado ou o correto para os valores que compõe o supereu.
O condicionamento ou aprendizagem , desta forma , pode ser algo viável desde que se condicione o equilíbrio do aparelho psíquico e equilíbrio não significa perfeição e condicionar não significa extrapolação ou dessa forma da livre associação ou análise psicanalítica , a consciência ou trazer a consciência o recalque e como Freud prôpos a transformação do mesmo em uma "infelicidade comum " , após naturalmente , o condicionamento pode ser proposto , uma aprendizagem pode ser constituída , organicamente pode ser colocada como neuroplasticidade , em relação psíquica , um direcionamento comportamental ou de evento , atitudes , escolhas , que não mais retidos em potencias pulsionais ou em comportamentos erráticos ou neuróticos , em automatismos , compulsões , etc...