Autoconhecimento na Psicanálise
Citação de Cicera Luziane Araujo Monteiro em junho 5, 2024, 12:54 pmO autoconhecimento é eficaz para a nossa evolução como ser humano , eu auto me analiso , busco entender e conhecer meu medos e conflitos.
e a partir da aí , posso começar p processo de transformação, (conhecer a si mesmo e cuidar de si ) ato de transformação , analisamos tudo ,e assim absorver e transformar quem somos.
podemos fazer isso , da seguinte forma , como eu cuido de mim.
Eu me olho como um objeto e logo então , procuro melhorar o que acho que é preciso , fazendo exercícios , praticando meditação ,etc...
O autoconhecimento é eficaz para a nossa evolução como ser humano , eu auto me analiso , busco entender e conhecer meu medos e conflitos.
e a partir da aí , posso começar p processo de transformação, (conhecer a si mesmo e cuidar de si ) ato de transformação , analisamos tudo ,e assim absorver e transformar quem somos.
podemos fazer isso , da seguinte forma , como eu cuido de mim.
Eu me olho como um objeto e logo então , procuro melhorar o que acho que é preciso , fazendo exercícios , praticando meditação ,etc...
Citação de Marcia Aparecida Rehem em junho 6, 2024, 1:04 amO forum avaliativo é muito bacana, pois com a leitura dos textos e o entendimento do contexto nos infograficos se complementam trazendo um conhecimento ainda maior.
Tudo se completa, a leitura de textos complementares, esse espaço para discussão dentro da psicanálise poderia continuar após a formação
O forum avaliativo é muito bacana, pois com a leitura dos textos e o entendimento do contexto nos infograficos se complementam trazendo um conhecimento ainda maior.
Tudo se completa, a leitura de textos complementares, esse espaço para discussão dentro da psicanálise poderia continuar após a formação
Citação de Simonete Orosco em junho 6, 2024, 1:16 amNa psicanálise, o autoconhecimento é um elemento fundamental. Através do processo terapêutico, o paciente é incentivado a explorar e compreender os aspectos mais profundos do seu eu, incluindo os impulsos inconscientes, padrões de pensamento e comportamento, e as influências das experiências passadas.O terapeuta psicanalítico atua como um guia nessa jornada de autoconhecimento, ajudando o paciente a trazer à consciência aspectos que antes estavam ocultos ou reprimidos. Isso pode envolver a análise dos sonhos, associações livres, memórias reprimidas e a relação transferencial entre paciente e terapeuta. O objetivo final é que o paciente adquira um entendimento mais profundo de si mesmo, o que pode levar a uma maior autonomia emocional e capacidade de lidar com os desafios da vida de forma mais consciente. Como você vê o papel do autoconhecimento na psicanálise?
Na psicanálise, o autoconhecimento é um elemento fundamental. Através do processo terapêutico, o paciente é incentivado a explorar e compreender os aspectos mais profundos do seu eu, incluindo os impulsos inconscientes, padrões de pensamento e comportamento, e as influências das experiências passadas.O terapeuta psicanalítico atua como um guia nessa jornada de autoconhecimento, ajudando o paciente a trazer à consciência aspectos que antes estavam ocultos ou reprimidos. Isso pode envolver a análise dos sonhos, associações livres, memórias reprimidas e a relação transferencial entre paciente e terapeuta. O objetivo final é que o paciente adquira um entendimento mais profundo de si mesmo, o que pode levar a uma maior autonomia emocional e capacidade de lidar com os desafios da vida de forma mais consciente. Como você vê o papel do autoconhecimento na psicanálise?
Citação de Samuel Luiz da Silva em junho 16, 2024, 6:36 pmO autoconhecimento ferramenta trazida pela psicanálise é de extrema importância no processo terapêutico levando aquele ou aquela que ajudamos a um mergulho mais profundo sobre sua existência.
Trazendo para nós experiências marcantes e de cuidado.
O autoconhecimento ferramenta trazida pela psicanálise é de extrema importância no processo terapêutico levando aquele ou aquela que ajudamos a um mergulho mais profundo sobre sua existência.
Trazendo para nós experiências marcantes e de cuidado.