BEHAVIORISMO
Citação de LETICIA DE PAULLA em julho 25, 2023, 7:41 pmAo caracterizar a vida psíquica infantil, Freud apontou quatro fases do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital.
Tal processo resulta na compreensão, na fase genital, por meio do complexo de Édipo, da diferença sexual e do complexo de castração a partir do falo enquanto símbolo de completude e poder.
As crianças pré-edipianas apresentam toda a gama de atitudes libidinais, ativas e passivas, sendo a mãe o objeto de desejo. Do mesmo modo, a sexualidade da mulher tornava-se uma questão em pauta, visto que sua atividade libidinal era orientada para a mãe de forma ativa e agressiva. O complexo de Édipo seria um mecanismo para a produção da personalidade.Se Freud realizou suas teorizações a partir da análise de adultos, Melanie Klein o fez a partir da observação do atendimento de crianças na clínica.
Nessa perspectiva, as fases do desenvolvimento seriam descritas nos primeiros meses de vida da criança como esquizoparanoide e depressiva. A fase esquizoparanoide diz respeito ao processo de relação com o seio materno entre gratificação e frustração, dado o aspecto inicial da amamentação e a relação amorosa e de cuidado inicial dispensada à criança.
Lacan, ao contrário dos psicanalistas anteriores, não focava no desenvolvimento infantil, mas abordava a emergência do sujeito do inconsciente.
para que esse processo continue e leve a uma resolução edipiana, será preciso 4 Escolas da psicologia: psicanálise e behaviorismo que a mãe, ao seguir desejando em outras direções, introduza um terceiro significante, o nome-do-pai, que tem a função de interdição da fusão entre a mãe e a criança, indicando para a criança qual o seu lugar no desejo do outro.
BEHAVIORISMO
Foi possível compreender que no Behaviorismo existe a associação entre estímulo e resposta (Princípio da análise comportamental).
Realizou-se a análise experimental como um método que ajuda conhecer os mecanismos comportamentais através de observação metódica dos estímulos e respostas. (Exemplo do Cavalo Hans de Von Osten) – Condicionamento. Discutia-se então sobre o comportamento ser apenas aprendido por atos observáveis. Dando inicio ao surgimento da Teoria Cognitiva (Uma crítica ao comportamentalismo).
Conforme skinner, comportamentos são aprendidos não apenas pela associação de estímulos, mas também em razão das consequências que produzem. Tarefa central do behaviorismo: compreender como ocorre a aprendizagem. Já que discorre que a psicologia deve restringir ao estudo do comportamento enquanto ciência, e fenômenos internos (intangível) não poderia ser visto como ciência.
Dentre as abordagens do Behaviorismo tem-se o Condicionamento Clássico e o condicionamento Operante.CONDICIONAMENTO CLÁSSICO:
PavLov fez experimentos de estímulos com animal (Salivação de cachorro). Watson quis ir além e testar esses estímulos em humano. (Experimento entre um bebê de 11 meses e um camundongo). Constatou que a aprendizagem de Pavlov também ocorria em humanos.O condicionamento clássico refere-se a comportamentos reflexos, que estão fora do controle do indivíduo (como salivar ou ter reações fisiológicas de estresse),
Características do Condicionamento Clássico:
- Aquisição depende da contiguidade dos estímulos (Devem ser apresentados juntos no tempo e no espaço).
B. Resposta condicionada pode ser extinta. (Depende do enfraquecimento da contiguidade).- Uma resposta extinta pode ser recuperada espontaneamente.
- Respostas condicionadas podem ser generalizadas (Respondem não só com estímulos específicos - camundongo-, mas com estímulos semelhantes ao original – coelho-).
CONDICIONAMENTO OPERANTE:
O condicionamento operante refere-se a comportamentos voluntários, controláveis pelo indivíduo (como atos de estudar, trabalhar, relacionar-se com outras pessoas) (SKINNER, 1970)
Para Skinner, estes comportamentos voluntários foram aprendidos, com base em estímulos consequentes. As ações que produzem consequências reforçadoras tendem a se repetir, e aquelas que não produzem tais consequências, tendem a se extinguir (SKINNER, 1970).
Denomina-se reforço positivo a apresentação de recompensas a um organismo, enquanto reforço negativo significa a retirada de um estímulo aversivo, o qual causa desprazer ao organismo
Ao caracterizar a vida psíquica infantil, Freud apontou quatro fases do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital.
Tal processo resulta na compreensão, na fase genital, por meio do complexo de Édipo, da diferença sexual e do complexo de castração a partir do falo enquanto símbolo de completude e poder.
As crianças pré-edipianas apresentam toda a gama de atitudes libidinais, ativas e passivas, sendo a mãe o objeto de desejo. Do mesmo modo, a sexualidade da mulher tornava-se uma questão em pauta, visto que sua atividade libidinal era orientada para a mãe de forma ativa e agressiva. O complexo de Édipo seria um mecanismo para a produção da personalidade.Se Freud realizou suas teorizações a partir da análise de adultos, Melanie Klein o fez a partir da observação do atendimento de crianças na clínica.
Nessa perspectiva, as fases do desenvolvimento seriam descritas nos primeiros meses de vida da criança como esquizoparanoide e depressiva. A fase esquizoparanoide diz respeito ao processo de relação com o seio materno entre gratificação e frustração, dado o aspecto inicial da amamentação e a relação amorosa e de cuidado inicial dispensada à criança.
Lacan, ao contrário dos psicanalistas anteriores, não focava no desenvolvimento infantil, mas abordava a emergência do sujeito do inconsciente.
para que esse processo continue e leve a uma resolução edipiana, será preciso 4 Escolas da psicologia: psicanálise e behaviorismo que a mãe, ao seguir desejando em outras direções, introduza um terceiro significante, o nome-do-pai, que tem a função de interdição da fusão entre a mãe e a criança, indicando para a criança qual o seu lugar no desejo do outro.
BEHAVIORISMO
Foi possível compreender que no Behaviorismo existe a associação entre estímulo e resposta (Princípio da análise comportamental).
Realizou-se a análise experimental como um método que ajuda conhecer os mecanismos comportamentais através de observação metódica dos estímulos e respostas. (Exemplo do Cavalo Hans de Von Osten) – Condicionamento. Discutia-se então sobre o comportamento ser apenas aprendido por atos observáveis. Dando inicio ao surgimento da Teoria Cognitiva (Uma crítica ao comportamentalismo).
Conforme skinner, comportamentos são aprendidos não apenas pela associação de estímulos, mas também em razão das consequências que produzem. Tarefa central do behaviorismo: compreender como ocorre a aprendizagem. Já que discorre que a psicologia deve restringir ao estudo do comportamento enquanto ciência, e fenômenos internos (intangível) não poderia ser visto como ciência.
Dentre as abordagens do Behaviorismo tem-se o Condicionamento Clássico e o condicionamento Operante.
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO:
PavLov fez experimentos de estímulos com animal (Salivação de cachorro). Watson quis ir além e testar esses estímulos em humano. (Experimento entre um bebê de 11 meses e um camundongo). Constatou que a aprendizagem de Pavlov também ocorria em humanos.
O condicionamento clássico refere-se a comportamentos reflexos, que estão fora do controle do indivíduo (como salivar ou ter reações fisiológicas de estresse),
Características do Condicionamento Clássico:
- Aquisição depende da contiguidade dos estímulos (Devem ser apresentados juntos no tempo e no espaço).
B. Resposta condicionada pode ser extinta. (Depende do enfraquecimento da contiguidade). - Uma resposta extinta pode ser recuperada espontaneamente.
- Respostas condicionadas podem ser generalizadas (Respondem não só com estímulos específicos - camundongo-, mas com estímulos semelhantes ao original – coelho-).
CONDICIONAMENTO OPERANTE:
O condicionamento operante refere-se a comportamentos voluntários, controláveis pelo indivíduo (como atos de estudar, trabalhar, relacionar-se com outras pessoas) (SKINNER, 1970)
Para Skinner, estes comportamentos voluntários foram aprendidos, com base em estímulos consequentes. As ações que produzem consequências reforçadoras tendem a se repetir, e aquelas que não produzem tais consequências, tendem a se extinguir (SKINNER, 1970).
Denomina-se reforço positivo a apresentação de recompensas a um organismo, enquanto reforço negativo significa a retirada de um estímulo aversivo, o qual causa desprazer ao organismo