Breve resumo sobre a aproximação teórica entre Damasio e Freud
Citação de Jeorge Pereira de Campos em setembro 30, 2022, 7:21 pmPercebemos que tanto Damasio quanto Freud fizeram atualizações de modo constante aos conceitos de protosself e eu-corporal. Ambos sinalizaram que a pele tem lugar fundamental no que diz respeito as sensações que se derivam do nosso corpo. Mas que epistemologicamente seus campos teóricos são divergentes, apesar de existirem aproximações entre as mesmas.
Daí, percebemos então, que com relação ao eu definido por Freud e ao self autobiográfico definido por Damasio, as semelhanças entre elas é de que ambas as teorias fazem suposição ao uso pleno da linguagem em seu processo de formação, o que resulta na ocorrência de uma memória autobiográfica. Já self central de Damasio é consciente e o eu freudiano se define como sendo em sua maior composição inconsciente, pois é responsável por atuar nas defesas.
Percebemos que tanto Damasio quanto Freud fizeram atualizações de modo constante aos conceitos de protosself e eu-corporal. Ambos sinalizaram que a pele tem lugar fundamental no que diz respeito as sensações que se derivam do nosso corpo. Mas que epistemologicamente seus campos teóricos são divergentes, apesar de existirem aproximações entre as mesmas.
Daí, percebemos então, que com relação ao eu definido por Freud e ao self autobiográfico definido por Damasio, as semelhanças entre elas é de que ambas as teorias fazem suposição ao uso pleno da linguagem em seu processo de formação, o que resulta na ocorrência de uma memória autobiográfica. Já self central de Damasio é consciente e o eu freudiano se define como sendo em sua maior composição inconsciente, pois é responsável por atuar nas defesas.