Breve resumo sobre o Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Milena Chahade Silva em outubro 24, 2025, 9:02 pmO eu (ego) é uma das instâncias psíquicas descritas por Freud, responsável por mediar as exigências do id (impulsos inconscientes), do supereu (valores e normas) e da realidade externa. Ele se forma gradualmente a partir das experiências do sujeito com o mundo e com o outro, buscando equilíbrio entre desejo, moral e realidade.
A personalidade, por sua vez, é o conjunto integrado das características psíquicas do individuo, resultado da interação entre id, eu e supereu, bem como das experiências afetivas, identificações e mecanismos de defesa.
O eu (ego) é uma das instâncias psíquicas descritas por Freud, responsável por mediar as exigências do id (impulsos inconscientes), do supereu (valores e normas) e da realidade externa. Ele se forma gradualmente a partir das experiências do sujeito com o mundo e com o outro, buscando equilíbrio entre desejo, moral e realidade.
A personalidade, por sua vez, é o conjunto integrado das características psíquicas do individuo, resultado da interação entre id, eu e supereu, bem como das experiências afetivas, identificações e mecanismos de defesa.