Breve resumo sobre os princípios da imagem pessoal
Citação de Milena Chahade Silva em outubro 24, 2025, 5:55 pmNa psicanálise, os princípios da imagem pessoal estão ligados ao processo de constituição do eu (ego) e à formação da identidade. Segundo Jacques Lacan, esse processo é simbolizado pelo estádio do espelho, momento em que a criança dos 6 aos 18 meses, reconhece sua imagem refletida e identifica-se com ela. Essa identificação marca o nascimento do eu como imagem, uma construção que dá ao sujeito uma sensação de unidade e controle sobre o próprio corpo - ainda que essa unidade seja ilusória. A imagem pessoal, portanto, não é algo natural, mas resultado de uma relação com o outro, mediada pelo olhar, pela linguagem e pelo desejo.
A imagem pessoal é uma formação imaginaria que organiza o eu.
Surge pela identificação com a imagem refletida e com o olhar do outro.
É fundamental para o sentimento de identidade, mas também, fonte de conflito, pois o eu é sempre atravessado pelo inconsciente e pelo desejo do outro.
Na psicanálise, os princípios da imagem pessoal estão ligados ao processo de constituição do eu (ego) e à formação da identidade. Segundo Jacques Lacan, esse processo é simbolizado pelo estádio do espelho, momento em que a criança dos 6 aos 18 meses, reconhece sua imagem refletida e identifica-se com ela. Essa identificação marca o nascimento do eu como imagem, uma construção que dá ao sujeito uma sensação de unidade e controle sobre o próprio corpo - ainda que essa unidade seja ilusória. A imagem pessoal, portanto, não é algo natural, mas resultado de uma relação com o outro, mediada pelo olhar, pela linguagem e pelo desejo.
A imagem pessoal é uma formação imaginaria que organiza o eu.
Surge pela identificação com a imagem refletida e com o olhar do outro.
É fundamental para o sentimento de identidade, mas também, fonte de conflito, pois o eu é sempre atravessado pelo inconsciente e pelo desejo do outro.