Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Caso Cristian - O reconhecimento dos sons dos próprios nomes por bebês

Ao ler o caso de Cristian, fiquei curiosa sobre a possibilidade de uma criança tão jovem — ele foi adotado aos 12 meses — já ser capaz de reconhecer seu próprio nome. Motivada por essa curiosidade, encontrei um artigo disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4140581/pdf/nihms278507.pdf&gt;.

O artigo revela que bebês com cerca de 4,5 meses de idade já podem mostrar uma preferência pelo som de seus próprios nomes. A pesquisa utilizou um método modificado de preferência por rotação de cabeça para avaliar se os bebês dessa faixa etária preferiam ouvir seus próprios nomes em comparação com palavras de controle que tinham padrões de acentuação semelhantes ou diferentes. Os resultados indicaram que os bebês demonstram uma preferência significativa pelo som de seus próprios nomes, sugerindo que o reconhecimento do nome próprio começa a se desenvolver bem cedo, por volta dos 4 a 6 meses de idade.

Ffmota and Denise Vargas Barboza Ferreira have reacted to this post.
FfmotaDenise Vargas Barboza Ferreira

Muito legal Julia sua colocação, esse ponto também me  intrigou, como uma criança tão jovem pode se familiarizar com a letra do seu primeiro nome, mais fiquei entusiasmado ao ver como a intervenção do profissional psicanalista pode trazer saúde para aquela criança.

Denise Vargas Barboza Ferreira has reacted to this post.
Denise Vargas Barboza Ferreira

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱