Cognição
Citação de Ronaldo Alexandre Castilho em maio 17, 2022, 7:15 pmA cognição tem como origem a palavra “cognoscere” do latim que significa conhecer, é um termo geralmente utilizado quando nos referimos ao conhecimento, ou acúmulo de informações adquiridas através do processo de aprendizagem, tanto de forma científica quanto empírica. A cognição é a habilidade de processar diferentes informações através de estímulos recebidos de sentidos diversos como sonoros, luminosos, táteis e químicos, ou seja, através da percepção, incluindo diferentes processos como atenção, memória, raciocínio, linguagem, aprendizagem entre outros. Esses conhecimentos adquiridos nos permitem integrar todas as informações analisá-las e interpretá-las, ou seja, assimilar essas informações processando-as de forma que sejam convertidas em conhecimento. Existem diferentes funções cognitivas que desempenham importante papel nos processos cognitivos para aquisição de conhecimento ou tomada de decisões. Dentre essas funções cognitivas temos a percepção, memória, atenção, raciocínio e todas funcionam integralmente formando novos conhecimentos e gerando novas interpretações de tudo o que ocorre ao nosso redor. Esses processos, apesar de serem fatores básicos para qualquer indivíduo, formarão experiências únicas de acordo com todas as percepções envolvidas, um exemplo: o cheiro de um perfume para algumas pessoas pode trazer lembranças de algo vivido porém não necessariamente as lembranças serão as mesmas, por mais que as condições que levaram ao indivíduo interpretar aquela situação seja idêntica a outro indivíduo, isso se dá pois a intensidade dos estímulos são diferentes para cada um. O pensamento também é um processo cognitivo que nos permite avaliar e analisar todos os estímulos recebidos. A linguagem nos permite expressar pensamentos e sentimentos também é considerada um processo cognitivo.
A cognição tem como origem a palavra “cognoscere” do latim que significa conhecer, é um termo geralmente utilizado quando nos referimos ao conhecimento, ou acúmulo de informações adquiridas através do processo de aprendizagem, tanto de forma científica quanto empírica. A cognição é a habilidade de processar diferentes informações através de estímulos recebidos de sentidos diversos como sonoros, luminosos, táteis e químicos, ou seja, através da percepção, incluindo diferentes processos como atenção, memória, raciocínio, linguagem, aprendizagem entre outros. Esses conhecimentos adquiridos nos permitem integrar todas as informações analisá-las e interpretá-las, ou seja, assimilar essas informações processando-as de forma que sejam convertidas em conhecimento. Existem diferentes funções cognitivas que desempenham importante papel nos processos cognitivos para aquisição de conhecimento ou tomada de decisões. Dentre essas funções cognitivas temos a percepção, memória, atenção, raciocínio e todas funcionam integralmente formando novos conhecimentos e gerando novas interpretações de tudo o que ocorre ao nosso redor. Esses processos, apesar de serem fatores básicos para qualquer indivíduo, formarão experiências únicas de acordo com todas as percepções envolvidas, um exemplo: o cheiro de um perfume para algumas pessoas pode trazer lembranças de algo vivido porém não necessariamente as lembranças serão as mesmas, por mais que as condições que levaram ao indivíduo interpretar aquela situação seja idêntica a outro indivíduo, isso se dá pois a intensidade dos estímulos são diferentes para cada um. O pensamento também é um processo cognitivo que nos permite avaliar e analisar todos os estímulos recebidos. A linguagem nos permite expressar pensamentos e sentimentos também é considerada um processo cognitivo.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱