Como usamos nossos mecanismos o tempo todo.
Citação de Natalia08 em julho 1, 2025, 7:03 pmTalvez se pararmos para analisar , em todos os momentos da nossa vida , estamos com algum mecanismo de defesa em alerta , ou em execução. É como se precisássemos de de cada um para nossa sobrevivência. Sem perceber começamos a usa-lo desde bebê , onde é a fase que vai determinar quem seremos e muitas vezes acaba sendo muito falha. O contato da mãe com o bebê é mais importante que possamos imaginar , pois ali se determina como ele vai enxergar o mundo e se comportar no decorrer da vida . Uma criança "amada", tem bem mais chances de ser um adulto menos "problemático" , do que a que não teve acesso a esse tipo de sentimento quando estava no desenvolvimento do seu Ego. O ditado "O amor move montanhas , mas não temos noção do que o ódio é capaz" se enquadra perfeitamente nessa situação , uma pessoa criada no amor, não tem noção de como é ser criado sem o mesmo , então obviamente a construção do "EU" será de formas distintas. Mas isso não nos impede de ir nos moldando no decorrer da vida , mas acaba sendo um pouco mais difícil , pois você aprende desde sempre a se defender para sobreviver, as vezes de situações que nem tinha tanta necessidade , mas já acaba sendo automático do seu EU, " Como eu não tive afeto no período do meu desenvolvimento que eu mais precisava, eu aprendi a ser eu por eu sempre" , talvez esse seja o pensamento de muitos , e com isso , vamos usando dos mecanismo de defesa para o dia a dia ser menos doloroso, é como se fosse fugir da realidade!
Talvez se pararmos para analisar , em todos os momentos da nossa vida , estamos com algum mecanismo de defesa em alerta , ou em execução. É como se precisássemos de de cada um para nossa sobrevivência. Sem perceber começamos a usa-lo desde bebê , onde é a fase que vai determinar quem seremos e muitas vezes acaba sendo muito falha. O contato da mãe com o bebê é mais importante que possamos imaginar , pois ali se determina como ele vai enxergar o mundo e se comportar no decorrer da vida . Uma criança "amada", tem bem mais chances de ser um adulto menos "problemático" , do que a que não teve acesso a esse tipo de sentimento quando estava no desenvolvimento do seu Ego. O ditado "O amor move montanhas , mas não temos noção do que o ódio é capaz" se enquadra perfeitamente nessa situação , uma pessoa criada no amor, não tem noção de como é ser criado sem o mesmo , então obviamente a construção do "EU" será de formas distintas. Mas isso não nos impede de ir nos moldando no decorrer da vida , mas acaba sendo um pouco mais difícil , pois você aprende desde sempre a se defender para sobreviver, as vezes de situações que nem tinha tanta necessidade , mas já acaba sendo automático do seu EU, " Como eu não tive afeto no período do meu desenvolvimento que eu mais precisava, eu aprendi a ser eu por eu sempre" , talvez esse seja o pensamento de muitos , e com isso , vamos usando dos mecanismo de defesa para o dia a dia ser menos doloroso, é como se fosse fugir da realidade!