Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

complexo de Edipo

Freud utilizou da literatura grega para explicar o desenvolvimento sexual infantil de uma criança do sexo masculino, que numa determinada fase cria fortes desejos pela mãe.

Por outro lado, o menino cria certa rejeição pelo pai, indivíduo com quem divide a atenção materna e, ademais, aquele que dorme com sua mãe.

Esse amor, segundo a teoria psicanalítica, traduz um desejo incestuoso da criança com a mãe, numa fase denominada fálica, ou seja, dos 3 aos 6 anos.

Nesse momento, ela começa a descobrir seu corpo, seus órgãos genitais e compreender as diferenças sexuais. Além disso, é nessa fase que ela percebe que não é o centro do mundo, ou seja, que não é mais tão dependente de seus pais.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

Complexo de edipo,E uma fase do desenvolvimento psicossexual da crianca do sexo masculino que se caracteriza quanto a está começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna de acordo com a psicanalise o complexo de edipo surge entre os 3 a 5 primeiros anos de vida da criança.

Processo inerente a condição humana,é a falta traumática do corpo da mãe e a repressão  (recalque) do princípio do prazer para VIVER EM SOCIEDADE.Complexo de Édipo é para Freud o iníciio da moral,da consciência do direito e de todas as formas de autoridade social e religiosa.Não se trata apenas de mais um complexo,é a estrutura das relações quwe somos.ponto em que somos produzidos e constituidos como sujeitos,é um dos problemas que ele nos cria é o de ser sempre ,de alguma forma parcial eincompleto.Ele indica a transição do princípio do prazer para o princípio da realidade,do âmbito fechado da família para a sociedade em geral,já que passamos do incesto para as relações extrafamiliares , e da Natureza para a Cultura.