Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Comportamento x Inconsciente

Desde que surgiu, o behaviorismo destaca a importância do comportamento externo como fonte de conhecimento do ser humano. Enfatizam que o comportamento é sempre resposta dos estímulos externos. Por se basear em investigação, os experimentos de laboratório desta escola eram bem comuns; Reforçam a teoria do aprendizado associativo, as ações seguidas por reforço tem maior chance de se evidenciar, já a ações diligenciadas por punições, tinham menor probabilidade de ocorrer. Já a psicanálise de Froid enfatiza a importância da mente, reforça que o inconsciente motiva o comportamento, mesmo entendendo a dificuldade em acessa-lo, mas que o consciente e pré consciente sejam acessíveis.

É no inconsciente que guardamos os impulsos imorais, violência, etc. É o nosso lado que muitas vezes negamos. Uma forma de demonstração do que armazenamos nele, segundo Froid, são os sonhos e lapsos da fala. Se para o Behaviorismo, o comportamento é fruto dos estímulos externos, a psicanálise salienta que a personalidade humana é gerada após a interação do ID, EGO e SUPEREGO: O id que opera pelo princípio do prazer e da gratificação imediata; o ego, atuando como mediador, mantendo as demandas até encontrar um objeto apropriado para reduzir a tensão; o superego tentando suprimir os desejos do id, porque atua pelo princípio da moralidade. A psicanálise também observou os mecanismos de defesa criado pelo ego para favorecer a pessoa de forma saudável aliviando o excesso de energia.

Então, Behaviorismo e Psicanálise são escolas opostas, pois enquanto a primeira enfatiza a influência do comportamento que é aprendido e tem resposta aos estímulos externos, usando experimentos laboratoriais para comprovar a teoria do condicionamento. Já a segunda, enfatiza a importância da mente humana, principalmente do inconsciente.