Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

CONCEITO DE EU E DA E DA PERSONALIDADE

Freud define o termo psicanálise como uma teoria  da pesrsonalidade e do desenvolvimento humano. Neste sentido, ela busca entender a estrutura e o funcionamento da personalidade humana e a inclusão dos processos inconscientes que influeneciam o comportamento e as emoções. Ele também afirmou que a psicanálise é um método de tratamento, que visa ajudar os indivíduos a entender e resolver conflitos incoscientes.

Sigmund Freud conceitua personalidade  como um resultado da interação dinâmica entre as forças conscientes e inconscientes que moldam o comportamento e as experiências de um indivíduo.

Como vimos, a psicanálise descreve a personalidade como uma estrutura formada por três diferentes instâncias psíquicas, o id, o ego e o superego.

id é a instância inconsciente e onde se licaliza as pulsões. É guiado pelo princípio do prazer e esta presente desque o nascimento do indíduo. Freud também afirma que o id é um reservatório de energia psíquica no qual estão localizados as pulsões, os instintos e os desejos. Deseja satisfação imediata para reduzir as tensões.

O ego, por sua vez, é a parte da personalidade que está em contato com a realidade externa e é responsável  por mediar as demandas (impulsos primitivos e instintos) e as exigências da realidade externa. É dirigido pelo princípio da realidade. Representa a personalidade, é o eu.

superego é a instância que possui como finalidade evitar as punições e as transgressões. Fomenta as ideias moralmente aceitas. A formação do superego é correlacionada à exitnção da estrutura edipiana.  Constitui-se pela autoridade dos pais na evolução infantil, com a alternância as provas de amor e as punições. Num segundo momento, a criança abdica à satisfação edipiana, e as proibições externas são internalizadas.

Freud afirma que o eu ( ego) é constituído a partir da interação entre o indivíduo e o mundo externo e se desenvolve ao longo da infância e da adolescência, na medida que o indivíduo aprende a lidar com a realidade externa e a controlar seus impulsos.

Diferentemente do conceito do eu, a personalidade engloba os traços e padrões de comportamento, emoções e pensamentos que nos tornam únicos e relativamente consistentes ao longo do tempo.