Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito de Eu e da Personalidade

Neste modulo podemos estudar o conceito de Eu e da Personalidade.

O Eu passa por vários estagios de desenvolvimento, em um primeiro tudo é uma coisa só não a compreenção de onde começa um ser e outro, o bebe entendo tudo como sendo um prolongamento de si. então com outros processos dentre eles o narcisismo primário e secundario entre outos importantes para o desenvolvimento do eu.

Já a personalidade é constituida com juntamente com os trés grandes sistemas conhecidos como o Id, o ego e o superego.

O Id é a origem do sistema da personalide, sendo a instância inconciente, e o reservatório das energias psíquicas onde se encotram as pulsões, instintos e desejos, cujo objetivo é a satisfação emediata dos desejos pois é regulado pelo princípio do prazer.

O ego por sua ves é regulado pela realidade e é ele que tenta regular as demandas do Id com a realidade do mundo externo e as ordens do superego. |Sendo ele o representante da personalidade.

O superego por sua vez e responsável pela internalização das proibições, dos limites colocado pelos pais, professores e a propria sociedade.

Segundo Freud, o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. Afirmar a origem do eu no Id acentua a dimensão de alteridade presente nessa instância responsável pelos comportamentos razoáveis.

Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.

Para Freud, a personalidade humana é produto da luta entre nossos impulsos destrutivos e a busca pelo prazer, sem deixar de lado os limites sociais como entidades reguladoras.

Portanto:

Eu = a parte do ID que foi modificada pela influência direta do mundo externo. O mundo externo nos obriga a ter limites e socializar, por exemplo.

Personalidade = É o que muitos chamam de ''essência'' ou ''natureza'', mas considerando estas como diferentes de ser humano para ser humano. É o produto dos nossos impulsos destrutivos (vícios, agressividade, mentiras, enfim, nosso ''Lado B"), e a busca pelo prazer (tudo isso está no nosso ID), sem deixar de lado os limites sociais como entidades reguladoras (Ego), além também dos limites morais, éticos e religiosos (Superego ou "Super Eu").