conceito do eu
Citação de Adriana T.Lopes em outubro 12, 2025, 4:10 pmNo estudo psicanalítico, o eu (ego) ocupa um papel central na constituição da personalidade, atuando como mediador entre os impulsos inconscientes do id, as exigências morais do superego e a realidade externa. Freud o descreve como uma instância que busca o equilíbrio psíquico, utilizando mecanismos de defesa para lidar com os conflitos internos. Assim, a personalidade não é algo fixo, mas o resultado dinâmico dessas interações entre as forças psíquicas, as experiências de vida e as identificações formadas desde a infância. Compreender o eu é, portanto, compreender o modo como o sujeito se constitui, se defende e se relaciona com o mundo.
No estudo psicanalítico, o eu (ego) ocupa um papel central na constituição da personalidade, atuando como mediador entre os impulsos inconscientes do id, as exigências morais do superego e a realidade externa. Freud o descreve como uma instância que busca o equilíbrio psíquico, utilizando mecanismos de defesa para lidar com os conflitos internos. Assim, a personalidade não é algo fixo, mas o resultado dinâmico dessas interações entre as forças psíquicas, as experiências de vida e as identificações formadas desde a infância. Compreender o eu é, portanto, compreender o modo como o sujeito se constitui, se defende e se relaciona com o mundo.