Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da PersonalidadeConceito do Eu
Conceito do Eu
Marcia Rocha Torres@marcia-rocha-torres
5 Posts
#1 · outubro 19, 2025, 9:59 pm
Citação de Marcia Rocha Torres em outubro 19, 2025, 9:59 pmNa psicanálise, o "eu" (ou ego) é instancia da personalidade que tem o papel de mediador entre os impulsos Id ,e os padrões do superego.Ele se desenvolve a partir das interações sociais e, buscando uma forma lógica e realista de satisfazer os desejos do Id, controlando e adiando a gratificação imediata. Resumindo o Id seria o nosso inconsciente primitivo ,tem impulsos biológicos , o Superego cria a nossa consciência moral , e no meio esta o nosso ego- que avalia os impulso do Id e a consciência Moral do Superego - o ego seria o guia para podermos viver em sociedade, adaptando esses impulso a realidade do mundo exterior.
Na psicanálise, o "eu" (ou ego) é instancia da personalidade que tem o papel de mediador entre os impulsos Id ,e os padrões do superego.
Ele se desenvolve a partir das interações sociais e, buscando uma forma lógica e realista de satisfazer os desejos do Id, controlando e adiando a gratificação imediata. Resumindo o Id seria o nosso inconsciente primitivo ,tem impulsos biológicos , o Superego cria a nossa consciência moral , e no meio esta o nosso ego- que avalia os impulso do Id e a consciência Moral do Superego - o ego seria o guia para podermos viver em sociedade, adaptando esses impulso a realidade do mundo exterior.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0