Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Debora Lima em abril 25, 2022, 1:58 pmNesta unidade, no que diz respeito à constituição do Eu, destaca-se pelo narcisismo primário e do desenvolvimento da personalidade, contituídas pelas três instâncias: Id, Ego e Super-ego.
As três instâncias, por sua vez, possuem características próprias, no entanto, trabalham em conjunto, de forma sincronizadas.
Vimos que a ESQUIZOFRENIA, exibe como características fundamentais, a megalomania e o desvio de interesse do mundo externo.
Sobre o tatuar-se, entende-se por tratar do apoderamento do corpo, margear angústias e/ou como mecanismo para amenizar de forma momentânea conflitos internos.
Sobre a metapsicologia, se trata de uma teorização compatível com a ciência, onde tenta descrever o funcionamento do aparelho psíquico sob forma de um modelo físico na forma de transmissão de impulso neural.
O conceito da metapsicologia da sublimação, por ter se perdido e depois achado, em parte, ficou um tanto espassa (em aberto) e complexa a um entendimento final em seus termos.
Por fim, o conceito de Eu em Freud e de Self, em Damasio, mostram proximidades, bem como diferenças.
Percebemos semelhanças, no que tange ao: Eu-corporal em Freud e o Protosself em Damasio; memória pré-consciente em Freud e Self Central em Damasio. Freud, diz ser o eu, um conjunto de representações psíquicas mais ou menos estáveis, onde o sujeito tem a capacidade de regular sua relação consigo e com o mundo. Enquanto que o Eu, em Damasio, se dá sobre os registros organizados e verbal do passado, com projeção para o futuro em ação.
A diferença, está no self central de Damasio, que descreve como inteiramente consciente, enquanto que o Eu final em Freud, diz ser em sua maior parte, inconsciente, por operar as defesas.
Nesta unidade, no que diz respeito à constituição do Eu, destaca-se pelo narcisismo primário e do desenvolvimento da personalidade, contituídas pelas três instâncias: Id, Ego e Super-ego.
As três instâncias, por sua vez, possuem características próprias, no entanto, trabalham em conjunto, de forma sincronizadas.
Vimos que a ESQUIZOFRENIA, exibe como características fundamentais, a megalomania e o desvio de interesse do mundo externo.
Sobre o tatuar-se, entende-se por tratar do apoderamento do corpo, margear angústias e/ou como mecanismo para amenizar de forma momentânea conflitos internos.
Sobre a metapsicologia, se trata de uma teorização compatível com a ciência, onde tenta descrever o funcionamento do aparelho psíquico sob forma de um modelo físico na forma de transmissão de impulso neural.
O conceito da metapsicologia da sublimação, por ter se perdido e depois achado, em parte, ficou um tanto espassa (em aberto) e complexa a um entendimento final em seus termos.
Por fim, o conceito de Eu em Freud e de Self, em Damasio, mostram proximidades, bem como diferenças.
Percebemos semelhanças, no que tange ao: Eu-corporal em Freud e o Protosself em Damasio; memória pré-consciente em Freud e Self Central em Damasio. Freud, diz ser o eu, um conjunto de representações psíquicas mais ou menos estáveis, onde o sujeito tem a capacidade de regular sua relação consigo e com o mundo. Enquanto que o Eu, em Damasio, se dá sobre os registros organizados e verbal do passado, com projeção para o futuro em ação.
A diferença, está no self central de Damasio, que descreve como inteiramente consciente, enquanto que o Eu final em Freud, diz ser em sua maior parte, inconsciente, por operar as defesas.
Citação de DANIOTI1976 em abril 28, 2022, 9:16 amde tudo que foi aprendido é que, com as contantes mudanças na sociedade, quebra de paradigmas e conceitos, inclusive de como era visto quem se tatuava nas décadas de 80 e 90 para os dias de hoje, a exteriorização da personalidade e tentativa de aceitação em determinado grupo social. passou a ser expressada na pele e visível para todos ao redor, e uma mudança avassaladora e e veloz. Agora cabe a nós começar a interpretar e pesquisar a fundo esse fenômeno e concluir oque foi iniciado séculos atrás .
de tudo que foi aprendido é que, com as contantes mudanças na sociedade, quebra de paradigmas e conceitos, inclusive de como era visto quem se tatuava nas décadas de 80 e 90 para os dias de hoje, a exteriorização da personalidade e tentativa de aceitação em determinado grupo social. passou a ser expressada na pele e visível para todos ao redor, e uma mudança avassaladora e e veloz. Agora cabe a nós começar a interpretar e pesquisar a fundo esse fenômeno e concluir oque foi iniciado séculos atrás .