Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Camilaramos em junho 25, 2023, 6:12 pmEstudar sobre o conceito do eu e da Personalidade abriu minha visão sobre a psique humana. Através dos estudos de Freud, consegui compreender a teoria estrutural da personalidade que apresenta três elementos que interagem entre si para então formarem a psique. Esses elementos são conhecidos como instâncias e são denominados de ID, Ego e Superego. Cada instância tem características próprias e opera para a constituição do Eu.
Observa-se que as primeiras influências e identificações começam a formar a personalidade humana ainda na infância do indivíduo. As primeiras relações no núcleo familiar moldam o Ego humano. E segundo Freud (1921, p. 116) “Podemos apenas ver que a identificação esforça-se por moldar o próprio ego de uma pessoa segundo o aspecto daquele que foi tomado como modelo”. Aqui somos apresentados ao modelo de identificação conceituado como metapsicológico, pois o Eu baseia a sua formação através dos estímulos e investidas do mundo externo.
Estudar sobre o conceito do eu e da Personalidade abriu minha visão sobre a psique humana. Através dos estudos de Freud, consegui compreender a teoria estrutural da personalidade que apresenta três elementos que interagem entre si para então formarem a psique. Esses elementos são conhecidos como instâncias e são denominados de ID, Ego e Superego. Cada instância tem características próprias e opera para a constituição do Eu.
Observa-se que as primeiras influências e identificações começam a formar a personalidade humana ainda na infância do indivíduo. As primeiras relações no núcleo familiar moldam o Ego humano. E segundo Freud (1921, p. 116) “Podemos apenas ver que a identificação esforça-se por moldar o próprio ego de uma pessoa segundo o aspecto daquele que foi tomado como modelo”. Aqui somos apresentados ao modelo de identificação conceituado como metapsicológico, pois o Eu baseia a sua formação através dos estímulos e investidas do mundo externo.