Conceito do eu e da personalidade
Citação de Itala Pessoa em junho 29, 2023, 3:56 pmSegundo a psicanálise, o eu remete a relação da realidade de uma pessoa, sendo assim, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu também exerce um trabalho de conciliador entre o ego e o superego. Desta forma, o eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas reais expectativas. O eu também refere-se à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais, ou seja, enquanto o ego busca prazer imediato, o superego pelo contrário, apesar de também buscar pelo prazer, o faz dentro de um critério lógico e de ordem realista. De acordo com a psicanálise, a mente humana é composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego. Por outro lado, o ego possui todos os extintos sexuais e agressivos, sendo o único componente da personalidade presente na mente humana desde o nascimento e que se desenvolve ao longo da vida, o que o remete ao plano inconsciente, conforme explana a teoria psicanalítica.
Segundo a psicanálise, o eu remete a relação da realidade de uma pessoa, sendo assim, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu também exerce um trabalho de conciliador entre o ego e o superego. Desta forma, o eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas reais expectativas. O eu também refere-se à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais, ou seja, enquanto o ego busca prazer imediato, o superego pelo contrário, apesar de também buscar pelo prazer, o faz dentro de um critério lógico e de ordem realista. De acordo com a psicanálise, a mente humana é composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego. Por outro lado, o ego possui todos os extintos sexuais e agressivos, sendo o único componente da personalidade presente na mente humana desde o nascimento e que se desenvolve ao longo da vida, o que o remete ao plano inconsciente, conforme explana a teoria psicanalítica.