Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da PersonalidadeConceito do Eu e da Personalidade
Conceito do Eu e da Personalidade
65931637320@65931637320
16 Posts
#1 · julho 6, 2023, 12:54 pm
Citação de 65931637320 em julho 6, 2023, 12:54 pmSegundo a psicanálise, o conceito do "eu" e da personalidade está relacionado à estrutura da mente humana e aos processos psíquicos envolvidos no desenvolvimento e funcionamento do indivíduo. Vejamos alguns conceitos básicos da psicanálise em relação a isso:
- Id, ego e superego: A psicanálise propõe que a mente humana é composta por três instâncias psíquicas distintas. O id representa os impulsos e desejos primitivos e inconscientes, buscando a gratificação imediata e não levando em consideração as normas sociais. O superego representa a internalização dos valores e regras morais da sociedade, representando a consciência e a moralidade. O ego age como mediador entre o id e o superego, buscando encontrar um equilíbrio entre as demandas do inconsciente e as demandas do mundo externo.
Segundo a psicanálise, o conceito do "eu" e da personalidade está relacionado à estrutura da mente humana e aos processos psíquicos envolvidos no desenvolvimento e funcionamento do indivíduo. Vejamos alguns conceitos básicos da psicanálise em relação a isso:
- Id, ego e superego: A psicanálise propõe que a mente humana é composta por três instâncias psíquicas distintas. O id representa os impulsos e desejos primitivos e inconscientes, buscando a gratificação imediata e não levando em consideração as normas sociais. O superego representa a internalização dos valores e regras morais da sociedade, representando a consciência e a moralidade. O ego age como mediador entre o id e o superego, buscando encontrar um equilíbrio entre as demandas do inconsciente e as demandas do mundo externo.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0