Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

Freud buscava compreender os processos inconscientes que influenciam o comportamento humano. Os principais objetivos de estudo incluem reconhecer a formação do eu, definir personalidade e psicanálise, e identificar as características do id, ego e superego.

A constituição do eu é influenciada pelo narcisismo primário, onde a criança se percebe como um objeto de amor. A personalidade é composta por três instâncias: o id, que representa impulsos inconscientes; o ego, responsável pela mediação entre o id e a realidade; e o superego, a instância moral.

Conceitos importantes incluem o inconsciente, onde se encontram conteúdos reprimidos; o complexo de Édipo, um conflito psicossexual na infância; e as pulsões, representações psicológicas das excitações do corpo.

A metapsicologia é um conjunto de conceitos teóricos que fundamentam a psicanálise, como a estrutura do aparelho psíquico e o desenvolvimento da personalidade. Esses conceitos são essenciais para compreender a teoria psicanalítica e a formação do eu e da personalidade.

Guilherme Ribeiro has reacted to this post.
Guilherme Ribeiro