Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

O conceito do EU" me fez aprender mais sobre a relevância da consciência de si mesmo, e como isso tem um poder de influência significativo na forma como nos vemos e como somos capazes de interagir com a sociedade.

Rogerio Croda, CINEIDE NASCIMENTO and Francisco Das Chagas Gomes Alves have reacted to this post.
Rogerio CrodaCINEIDE NASCIMENTOFrancisco Das Chagas Gomes Alves

o CONCEITO DE SE AUTO CONHECER , PODE E DEVE SER O NORTE PARA INTERAGIR CLINICAMENTE. POIS NOSSA FORMA DE SE RELACIONAR COM O MUNDO E SUAS FRUSTAÇÕES E ATÉ MESMO AS EXPERIENCIAS FELIZES, MAIS DEPENDEM DESTA VISÃO , DO QUE DO FATO EM SÍ.

Francisco Das Chagas Gomes Alves has reacted to this post.
Francisco Das Chagas Gomes Alves

Ache muito interessante quando Freud disse que o ego ele vigia até mesmo durante o sono e que o ego é parte do id que foi modificado pelo mundo externo ou seja uma prudência em relação ao que tem que ser feito segundo as legislações do mundo, não dando vazão ao instinto se controlando para não ser selvagem segundo regras e leis tendo consciênca do certo e errado acho que seria isso.

Francisco Das Chagas Gomes Alves has reacted to this post.
Francisco Das Chagas Gomes Alves

A constituição do eu esta relacionada com a questão do narcisismo primário , ao nascer o ser humano não diferencia os limites do seu corpo onde as sensações externas e internas encontram se em completa desordem, posteriormente seguindo o seu desenvolvimento.A superfície do corpo começa a ser definida , iniciando assim a constituição do seu esquema e imagem corporal e a estruturação do seu eu.  Na Psicanálise a personalidade é constituida pelos três  grandes sistemas o id o ego e o superego , o id é o sistema originário da personalidade, o ego representa  a realidade tenta equilibrar as demandas do id,  buscando manter a segurança do indivíduo , o ego representa a personalidade , é o (eu) do indivíduo  ,o superego se desenvolve no período da infancia, do ocorre a internalização das proibições dos limites e da autoridade imposta pelos pais e professores .Para Freud a personalidade se desenvolve por meio de cinco estágios (oral, anal, fálico , latencia e genital .

Francisco Das Chagas Gomes Alves has reacted to this post.
Francisco Das Chagas Gomes Alves