Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

conceito do Eu e da Personalidade

O processo de constituição do eu se dá a partir da relação com o outro.  Dessa forma, a identificação é o conceito que confere a efetivação da afirmação de que a origem do eu está no outro. A partir desse espelhamento ocorre a constituição do eu a partir dessa nova percepção de si, do outro e do mundo externo. Nesse sentido, apresenta-se o exemplo de afeição das crianças por quem cuida delas, ou seja, por meio do narcisismo primário que surge o " eu ideal".

Já no que se refere a personalidade na psicanalise , Freud apresenta três grandes sistemas: o id - sistema originário da personalidade (instância inconsciente) onde se localizam instintos , pulsões, desejos; o ego- representa a realidade e tenta equilibrar as demandas do id  e as ordens do superego.  O superego por sua vez  se forma na infância , nos momentos em que há a internalização das proibições , dos limites, autoridades impostas. Nessa perspectiva, quando as exigências sociais são internalizadas, não há mais necessidade de uma figura específica para dizer "não", as proibições já estão dentro do sujeito, o que gera muitos conflitos internos.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO