Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

Nesta disciplina estudamos a representação do aparelho psíquico:

Ego: Parte do Id modificado pela influência do mundo externo.

Id: Descarrega as pulsões através do Ego. É um reservatório pulsional desorganizado.

Superego: Herdeiro da dissolução do Complexo de Édipo. É a sede da consciência moral. Juiz do Ego e bloqueia os impulsos do Id.

Pilares de Freud: Inconsciente, Complexo de Édipo e a sexualidade.

Na 2a. Tópica Freud descreve o Narcisismo como o primeiro estágio da vida; anterior ao EU e passamos pelo Narcisismo primário (Eu ideal) e o ideal do outro.

O processos terapêutico se dá através da terapia da fala, associação livre do paciente e a investigação do inconsciente interpretados pelo psicanalista.

Nos pilares técnicos além dos conceitos de Inconsciente, Complexo de Édipo e a sexualidade acrescentamos: a resistência e o recalque.

As Pulsões são representações psicológicas das excitações provenientes do corpo e chegam ao psiquismo. Têm como características: força ou pressão, alvo, objeto e fonte.

A personalidade é formada pelo Id, Ego e Superego. A formação da personalidade passa pelos estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.

São mecanismos de defesa: Repressão. regressão, deslocamento, racionalização, negação, projeção, sublimação e formação reativa.

Eu em Freud: Eu real, Eu-prazer, Eu ideal, Ideal de Eu, Eu-corporal.

Exoconsistência: Eu e Isso, Eu e Superego, Eu e Pré-consciente/Consciente e Eu e Inconsciente.

Self em Damásio: Self neural ou protosself, Self central e Self autobiográfico.

Na 1a. Tópica, Freud relata que da superfície do corpo originam-se as sensações tanto erógenas quanto endógenas.

Na 2a. Tópica a consciência é a interface entre o Eu e o Isso. Tudo que é psíquico está em constante referência à experiência corporal.