Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

O Eu

O conteúdo de aprendizagem desse módulo destaca a elaboração da 1ª e 2ª tópica de Freud.

Na 1ª tópica a formação do eu partir de um processo de modificação do id, que ocorre pelo contato com a realidade. Quando surge o id, ego e superego como instâncias da personalidade.

O eu origina-se na instância do id. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento.

Também é acentuado seu papel de representante das normas da realidade relativamente às pulsões sexuais: no conflito psíquico, é o Eu a instância que se opõe ao desejo. O eu é praticamente absorvido pelo sistema pré-consciente/consciente.

Na 2ª tópica faz do Eu uma instância, entre outros motivos, pela necessidade de um melhor ajustamento às modalidades do conflito psíquico. A nova tópica põe em relevo as partes intervenientes no conflito: o Eu como agente da defesa, o Supereu como sistema de interdições, e o Isso como polo pulsional.

O Eu passa a ser pensado como majoritariamente inconsciente. Agora, além das funções de preterição, racionalização e defesa compulsiva contra as reivindicações pulsionais, ao Eu são atribuídas funções motoras e cognitivas, tais como controle da motilidade e da percepção, prova de realidade, antecipação, ordenação temporal dos processos mentais, pensamento racional etc.

A personalidade

Na psicanálise a personalidade é constituída pelos três grandes sistemas: o id, o ego e o superego.

O id é o sistema originário da personalidade, é a instância inconsciente, sendo o reservatório das energias psíquicas, onde se localizam as pulsões, os instintos e os desejos.

O ego representa a realidade, tenta equilibrar as demandas do id com as exigências da realidade do mundo externo e as ordens do superego. É a instância que busca manter a segurança do indivíduo e ajuda na integração com a sociedade.

O superego se forma no desenvolvimento da infância, quando ocorre a internalização das proibições, dos limites e da autoridade imposta pelos pais e professores — em conformidade com a realidade.

Para Freud, a personalidade se desenvolve por meio de cinco estágios (oral, anal, fálico, latência e genital).

A metapsicologia

A Metapsicologia é um termo criado por Freud, para descrever a organização e o funcionamento do psiquismo, onde estão os conceitos básicos de psicanálise. Ela se define pela consideração simultânea do ponto de vista tópico, dinâmico e econômico.

O desenvolvimento da personalidade segundo a psicanalise é constituída pelas três instancias: ID, EGO E SUPEREGO.

Id é a instância inconsciente, reservatório de energias psíquicas, onde se localizam as pulsões. O ego representa a realidade, tenta equilibrar as demandas do ID com as exigências do mundo externo. O superego se forma na infância a partir das proibições e limites dados pelos pais. Quando são internalizadas ninguem mais necessita dizer não.

segundo a psicanalise o Eu é desenvolvido através de três fatores: são eles, o ego, super ego e o ID,

a personalidade é constituída através de três fatores segundo a psicanalise, são eles consciente que pode ser chama de EGO, super ego, pré-consciente, que é o super ego, e o inconsciente.

 

o eu só existe na e pela relação com o campo da alteridade. Sem o jogo de espelhos do eu ideal, o sujeito não surgiria, pois o indivíduo empírico precisa ser narcizado, elevando-se à categoria de “majestade”.

Podemos, assim, questionar a arrogante afirmação de identidade auto-suficiente que estabelece o“eu igual a eu” e que conduz, dentre outras coisas, à crença numa atividade primordial do eu. Antes de ser atividade, o eu é pura passividade, frágil exposição ao outro, sendo que a reflexão sobre os destinos da pulsão é que irão evidenciar essa verdade. A pulsão opera um descentramento do eu, pois exige a presença vital do outro para formatar o seu excesso energético.

 

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱