Conceito do eu e da personalidade
Citação de Paulo Barros em dezembro 3, 2023, 4:28 pmEm resumo. Conceito do EU é aquela parte do ID que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. A partir daí, precisamos entender os três grandes sistemas da personalidade. O id é o sistema originário da personalidade, onde se localizam as pulsões, os instintos, os desejos. O ego representa a realidade, visando equilibrar as demandas do id e a realidade do mundo externo. E o SUPEREGO que regula as funções básicas de percepção, memória, sentimento e pensamento. Além disso, o SUPEREGO que se forma na infância, ainda internaliza os limites e as proibições impostas pela autoridade dos pais ou professores, como exemplo.
Em resumo. Conceito do EU é aquela parte do ID que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. A partir daí, precisamos entender os três grandes sistemas da personalidade. O id é o sistema originário da personalidade, onde se localizam as pulsões, os instintos, os desejos. O ego representa a realidade, visando equilibrar as demandas do id e a realidade do mundo externo. E o SUPEREGO que regula as funções básicas de percepção, memória, sentimento e pensamento. Além disso, o SUPEREGO que se forma na infância, ainda internaliza os limites e as proibições impostas pela autoridade dos pais ou professores, como exemplo.