Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

conceito do eu e da personalidade

Do ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicoanalise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.
O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicanálise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Personalidade é a construção individual que cada pessoa cria baseada em fatores socioculturais, biológicos, físicos e genéticos. Identifica as singularidades de cada pessoa dentro da sociedade, manifestando-se em sua forma de se comportar.
O que torna as pessoas diferentes umas das outras ou que em uma mesma situação faz cada uma agir de uma forma particular? Por que às vezes explicamos ou até justificamos o comportamento de uma pessoa com base em seu jeito de ser? Por que fazemos conjecturas e antecipamos as reações que os outros podem ter? É comum atribuir motivos internos a um dado comportamento, tais como os pensamentos e emoções das pessoas.