Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da Personalidadeconceito do eu e da personalidade
conceito do eu e da personalidade
Adriano Jose Eduardo@adriano-jose-eduardo
22 Posts
#1 · dezembro 14, 2023, 10:18 pm
Citação de Adriano Jose Eduardo em dezembro 14, 2023, 10:18 pmDo ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicoanalise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicanálise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.Personalidade é a construção individual que cada pessoa cria baseada em fatores socioculturais, biológicos, físicos e genéticos. Identifica as singularidades de cada pessoa dentro da sociedade, manifestando-se em sua forma de se comportar.O que torna as pessoas diferentes umas das outras ou que em uma mesma situação faz cada uma agir de uma forma particular? Por que às vezes explicamos ou até justificamos o comportamento de uma pessoa com base em seu jeito de ser? Por que fazemos conjecturas e antecipamos as reações que os outros podem ter? É comum atribuir motivos internos a um dado comportamento, tais como os pensamentos e emoções das pessoas.
Do ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicoanalise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.
O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicanálise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Personalidade é a construção individual que cada pessoa cria baseada em fatores socioculturais, biológicos, físicos e genéticos. Identifica as singularidades de cada pessoa dentro da sociedade, manifestando-se em sua forma de se comportar.
O que torna as pessoas diferentes umas das outras ou que em uma mesma situação faz cada uma agir de uma forma particular? Por que às vezes explicamos ou até justificamos o comportamento de uma pessoa com base em seu jeito de ser? Por que fazemos conjecturas e antecipamos as reações que os outros podem ter? É comum atribuir motivos internos a um dado comportamento, tais como os pensamentos e emoções das pessoas.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0