conceito do eu e da personalidade
Citação de Elina em janeiro 3, 2024, 11:18 pmNa psicanálise, o conceito " eu" refere-se á parte da mente que lida com a realidade e age como um mediador entre os impulsos do id e a demandas do superego. O eu é responsável por tomar decisões, equilibrar a necessidades e desejos do id com as restrições e norma sociais do superego, e busca a satisfação de forma adaptativa. o EU é considerado uma das três instâncias da mente, juntamente com o id e superego, id ( prazer) o superego( normas e regras), o eu atua como equilibrador busca um compromisso com id e as restrições do superego.
A personalidade, por sua vez, representa um conjunto de caraterísticas , padrões de pensamentos , emoções e comportamentos que definem uma pessoa única. a psicanálise entende que a personalidade é moldada por interações complexas entre o inconsciente da mente e aspecto consciente, bem como experiências vividas ao longo do desenvolvimento.
A teoria da Psicanalítica sugere que a personalidade é moldada por fatores como estágios do desenvolvimento psicossexual , experiências infantis, conflitos inconscientes e mecanismos de defesa . A análise psicanalítica busca explorar esses aspectos para compreender a informação da personalidade e trabalhar em direção a uma m maior integração e bem estar psicológico .
Em resumo, o eu é a parte da mente que lida com a realidade e age como mediador entre os impulsos do id e as demanda do superego, enquanto a pe4ronalidade é o conjunto de caraterísticas e padrões que definem uma pessoa como única, formada por interações complexas entre consciente e inconsciente. Elina Justimiano
Na psicanálise, o conceito " eu" refere-se á parte da mente que lida com a realidade e age como um mediador entre os impulsos do id e a demandas do superego. O eu é responsável por tomar decisões, equilibrar a necessidades e desejos do id com as restrições e norma sociais do superego, e busca a satisfação de forma adaptativa. o EU é considerado uma das três instâncias da mente, juntamente com o id e superego, id ( prazer) o superego( normas e regras), o eu atua como equilibrador busca um compromisso com id e as restrições do superego.
A personalidade, por sua vez, representa um conjunto de caraterísticas , padrões de pensamentos , emoções e comportamentos que definem uma pessoa única. a psicanálise entende que a personalidade é moldada por interações complexas entre o inconsciente da mente e aspecto consciente, bem como experiências vividas ao longo do desenvolvimento.
A teoria da Psicanalítica sugere que a personalidade é moldada por fatores como estágios do desenvolvimento psicossexual , experiências infantis, conflitos inconscientes e mecanismos de defesa . A análise psicanalítica busca explorar esses aspectos para compreender a informação da personalidade e trabalhar em direção a uma m maior integração e bem estar psicológico .
Em resumo, o eu é a parte da mente que lida com a realidade e age como mediador entre os impulsos do id e as demanda do superego, enquanto a pe4ronalidade é o conjunto de caraterísticas e padrões que definem uma pessoa como única, formada por interações complexas entre consciente e inconsciente. Elina Justimiano
Citação de roberta assumpcao novaes em janeiro 4, 2024, 7:33 pmInteressante explanação de forma concisa acerca do "eu" e suas nuances. A imagem do corpo é inconsciente. Podendo tornar-se em parte pré-consciente, apenas quando se vincular à linguagem consciente
Interessante explanação de forma concisa acerca do "eu" e suas nuances. A imagem do corpo é inconsciente. Podendo tornar-se em parte pré-consciente, apenas quando se vincular à linguagem consciente
Citação de roberta assumpcao novaes em janeiro 4, 2024, 7:35 pmAs abordagens se canalizaram em torno da tese de Freud sobre o narcisismo e em Lacan com a tese sobre o estádio do espelho.
As abordagens se canalizaram em torno da tese de Freud sobre o narcisismo e em Lacan com a tese sobre o estádio do espelho.