Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

conceito do eu e da personalidade

Na  psicanálise, o conceito " eu"  refere-se  á parte da mente que lida com a realidade e age como um mediador entre os impulsos do id e a demandas do superego. O eu é responsável por tomar decisões, equilibrar a necessidades e desejos do id com as restrições e norma sociais  do superego, e busca a satisfação de  forma adaptativa.  o  EU é considerado uma das três instâncias da mente, juntamente com o id e superego, id ( prazer) o superego( normas e regras), o eu atua como equilibrador  busca um compromisso com id  e as restrições do superego.

A personalidade, por sua vez, representa um conjunto de caraterísticas , padrões de pensamentos , emoções e comportamentos  que definem uma pessoa única. a psicanálise entende  que a personalidade é moldada por interações complexas entre o inconsciente da mente e aspecto consciente, bem como experiências vividas ao longo do desenvolvimento.

A teoria da Psicanalítica sugere que a personalidade é  moldada por fatores como estágios  do desenvolvimento psicossexual , experiências infantis, conflitos inconscientes e mecanismos de defesa .  A análise  psicanalítica busca explorar esses aspectos para compreender a informação da personalidade e trabalhar em direção a uma m maior integração e bem estar psicológico .

Em resumo, o eu é a parte da mente que lida com a realidade e age como mediador entre os impulsos do id  e as demanda do superego, enquanto a pe4ronalidade é o conjunto de caraterísticas e padrões que definem uma pessoa como única, formada por interações complexas entre consciente e inconsciente.              Elina Justimiano

Debora C H Braz has reacted to this post.
Debora C H Braz

Interessante explanação de forma concisa acerca do "eu" e suas nuances. A imagem do corpo é inconsciente. Podendo tornar-se em parte pré-consciente, apenas quando se vincular à linguagem consciente

As abordagens se canalizaram em torno da tese de Freud sobre o narcisismo e em Lacan com a tese sobre o estádio do espelho.