Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

Bem achei o tema, bem complexo e difícil, achei q eu tinha entendido o conceito do Eu freudiano, depois veio o Damásio com o self e me confundiu toda kkk, mas acho q é assim mesmo, eu sei que o Eu e o self são conceitos diferentes mais parecidos.

Id formação da personalidade. Ego representa realidade equilíbrio. O superego é formado na infância com proibições, limites e autoridades podendo ser através de familiares e professores.

Verdade.

Pude compreender até certo ponto que tanto para Freud quanto para Damásio o Eu, ou Self, são formados à partir do corpo, porém que para Freud a formação do Eu embora advindas da experiências corporais, estão maiormente no inconsciente, contudo, para Damasio, elas são demandas maiormente externas, objetais. Para Freud o Eu é uma instância que não se conclui, pois em seu âmago possui esta divisão e se formará ao redor dela. O Eu é "fundamentalmente uma “essência-corpo; não é só uma essência-superfície, mas, ele mesmo é a projeção mental de uma superfície”. "O corpo é referência fundamental para o entendimento do que são o sentimento e a experiência de si que Freud chama de eu e que Damasio chama de self, guardadas as devidas diferenças entre os dois".

O conceito do eu e da personalidade é um tema importante na psicologia e na psicanálise, que busca compreender a identidade e os traços característicos de um indivíduo. Existem diferentes abordagens e teorias sobre esse assunto, mas podemos destacar alguns aspectos gerais:

• O eu é uma instância psíquica que representa a consciência e a percepção subjetiva do indivíduo sobre si mesmo. O eu é formado pelas experiências vividas, pelas relações interpessoais, pelos valores e pelos ideais.
  • A personalidade é o conjunto de características psicológicas que distinguem um indivíduo de outro. A personalidade é influenciada por fatores biológicos, sociais e culturais, e se manifesta através do comportamento, do pensamento e da emoção.
  1. O pensamento tem  fundamento o biológico

Tema é complexo trabalhar ego id ego supego consciência e  vontade da potência

Eu igual a ego

A superfície do corpo começa a ser definida, iniciando assim a constituição do seu esquema e
imagem corporal e a estruturação do seu eu, o eu, nesse sentido, forma-se a partir de um processo de modificação do
id, que ocorre pelo contato com a realidade então quando surge o id, ego e superego como
instâncias da personalidade