Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

O Id é a fonte de nossa energia psíquica, e representa a nossa libido. O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos. O eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. A personalidade é concebida como estruturada em instâncias consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente consiste em tudo aquilo de que nos damos conta, como as sensações, percepções, memórias, sentimentos e fantasias. Esse é o aspecto do nosso processamento mental de que podemos pensar e falar de maneira racional. O pré-consciente inclui todas as coisas que embora não nos sejam presentes no momento podem facilmente voltar à consciência por um ato de vontade. O inconsciente é onde mantemos nossos sentimentos, pensamentos, impulsos e lembranças das quais não nos damos conta, embora produzam efeitos. Além disso, o inconsciente contém também os elementos que foram reprimidos por serem inconvenientes ao consciente. O inconsciente pode influenciar o comportamento e a experiência das pessoas, mesmo que ela não se dê conta dessas influências subjacentes. A maioria dos conteúdos inconscientes permanecem lá por serem inaceitáveis ou desagradáveis para a pessoa e funcionam segundo o princípio do prazer. Freud fez uma metáfora dessa teoria, comparando-a a um iceberg, no qual a maior parte, invisível, fica submersa (inconsciente). Conforme oscila, parte do iceberg está hora submersa hora imersa e se torna momentaneamente visível (pré-consciente). A ponta do iceberg fica permanentemente acima da água e é, por isso, permanentemente visível (consciente).

O que é a teoria da personalidade de Freud?
Para Freud a personalidade estaria formada na primeira infância, fim da terceira fase (5 anos +-). Quando o sujeito já poderia ter desenvolvido suas estratégias fundamentais à expressão dos impulsos. Sendo que o EU se refere a imagens que o sujeito projeta de si com relação ao mundo externo.
E o conflito gerado na construção do EU forja a personalidade do sujeito.
.