conceito do eu e da personalidade
Citação de Leticia Gunther em fevereiro 16, 2024, 3:35 pmO conceito do Eu e da Personalidade é um tema importante na psicologia, especialmente na teoria psicanalítica de Freud e seus seguidores. De forma geral, o Eu é a instância psíquica que representa a consciência e a percepção subjetiva do indivíduo sobre si mesmo, enquanto a Personalidade é o conjunto de características psicológicas que distinguem um indivíduo de outro.
Segundo Freud, o Eu é formado pelas experiências vividas, pelas relações interpessoais, pelos valores e pelos ideais. O Eu também é responsável por mediar os conflitos entre o Id, que é a fonte dos impulsos instintivos e inconscientes, e o Superego, que é a instância moral e crítica que internaliza as normas sociais e familiares
O conceito do Eu e da Personalidade é um tema importante na psicologia, especialmente na teoria psicanalítica de Freud e seus seguidores. De forma geral, o Eu é a instância psíquica que representa a consciência e a percepção subjetiva do indivíduo sobre si mesmo, enquanto a Personalidade é o conjunto de características psicológicas que distinguem um indivíduo de outro.
Segundo Freud, o Eu é formado pelas experiências vividas, pelas relações interpessoais, pelos valores e pelos ideais. O Eu também é responsável por mediar os conflitos entre o Id, que é a fonte dos impulsos instintivos e inconscientes, e o Superego, que é a instância moral e crítica que internaliza as normas sociais e familiares