Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

O Eu ideal surge pelo olhar do outro.

Ao nascer o ser humano não diferencia os limites do corpo, nem as ondas de sensações:  internas e externas.  Quando o corpo vai crescendo o Eu passa a ter necessidade de ser visto, criando assim,  memórias.

"Freud explica",  "se Freud não explica, ninguém mais explica" , essas são expressões comuns que ouvimos até de pessoas, cujo  conhecimento é empírico sobre personalidade, mas que reconhecem em Sigmund Freud o pai das descobertas psíquicas. E isso é bem verdade, pois os seus estudos sobre a formação do eu e da personalidade possibilitaram a cura emocional para diversas pessoas que sofriam desse mal.

Freud é considerado o pai da psicanálise. De acordo a psicanálise freudiana a psicanálise é uma ciência que tem em seus conceitos o inconsciente, o complexo de Édipo, a resistência, o recalque e a sexualidade,  e na sua constituição três sistemas: o Id, o Ego e o Superego. Cada um desses sistemas tem  características próprias e funções bem definidas.

O conceito do Eu e da personalidade é formado a partir desses princípios citados , sabendo que o eu é formado a partir da modificação do Id.

Durante o estudo desse módulo aprendemos, dentre muitos assuntos, sobre os princípios da existência das pulsões que se caracterizam por força ou pressão, alvo, objeto e fonte. Além disso vimos que há as pulsões de vida e as pulsões de morte. Estudamos sobre o significado do narcisismo em psicanálise; aprofundamos sobre os três sistemas da personalidade, destacando  o Ego  como o  "executivo" entre os três (Id, Ego e Superego) e que é uma tarefa difícil para o Ego equilibrar a relação entre o Id e o Superego.

O estudo incluiu conceitos apropriados e de muita valia.

 

 

 

 

O conceito Eu está fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação é que o  "Eu" dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱